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O grupo O Boticário deve fechar o ano com receita de R$ 8 bilhões, incluindo as operações do varejo. Apesar de o ano ter sido de al­tos e baixos – com meses de boas vendas e outros de ruins – o grupo projeta que o resultado final será bom, com crescimento de cerca de 20%. "O ano arrancou bem, mas em alguns meses as vendas emperraram um pouco", disse o presidente executivo do grupo, Artur Grynbaum. Mas, para 2014, os feriados e a Copa do Mundo devem ter reflexo negativo nas vendas.

O empresário não revela projeções para o próximo ano, mas calcula que esse impacto pode ser de 1% a 2% sobre os negócios. "Todo mundo vai se envolver com a Copa do Mundo e as vendas sofrerão com isso", afirmou ontem em encontro com jornalistas em Curitiba.

O grupo Boticário abriu ao todo 248 lojas em 2013 e soma hoje 3.755 pontos de venda das quatro marcas do grupo – O Boticário, quem disse Berenice?, The Beauty Box e Eudora. Para o próximo ano, no entanto, a ideia é reduzir o ritmo por conta da Copa do Mundo e seus efeitos sobre o consumo.

Reestruturação

Apesar do bom resultado, 2013 foi marcado também por ajustes. O grupo fechou em maio a operação da Skingen Inteligência Genética, laboratório de alta tecnologia que vendia cremes personalizados e que não se mostrou rentável, e começou a reestruturar a operação da marca Eudora, lançada em março de 2011. De 14 lojas abertas, a Eudora tem hoje apenas cinco. Segundo o diretor executivo da marca, Claudio Fazzinga Oporto, a Eudora tropeçou na escolha dos pontos de venda. Foram fechadas lojas no Nordeste, São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro. Ainda no ano que vem um projeto de reformulação do layout das lojas da marca também deve ser implantado. "A ideia é abrirmos nove lojas em shoppings em 2014, no Sudeste", afirma. Hoje mais da metade das vendas da Eudora é via venda direta e a ideia é dar ênfase a esse canal.

No primeiro semestre de 2014 o grupo Boticário também deve inaugurar uma nova fábrica, localizada em Camaçari, e um novo centro de distribuição, em São Gonçalo dos Campos, ambos na Bahia. Juntos, os dois empreendimentos vão gerar 529 empregos. A ideia é melhorar a logística de distribuição. A nova unidade industrial vai produzir todo o mix de produtos, com exceção de maquiagem. Nesse último segmento, o grupo inaugurou recentemente uma nova unidade industrial em São José dos Pinhais, na região de Curitiba, onde já funciona a outra fábrica da companhia. De um pacote de R$ 650 milhões anunciado pela empresa em 2012, R$ 357 milhões foram aplicados neste ano. O grupo emprega hoje 6 mil pessoas.

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