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Uma falha de segurança no sistema da empresa norte-americana Heartland Payment Systems, que administra pagamentos de cartão de crédito - fornecendo máquinas nas quais os pagamentos em cartão são processados -, fez com que a Credicard Citi e o Citibank anunciassem o cancelamento de parte de seus cartões de crédito no Brasil.

A assessoria de imprensa da Credicard Citi explica que estão sujeitos à falha os cartões de crédito que foram processados nas máquinas da Heartland Systems - empresa que atua nos Estados Unidos e no Canadá. A Heartland não explica o período da falha, mas diz que o problema ocorreu em 2008.

A companhia não informa quantos clientes foram atingidos pela falha de segurança - anunciada pela Heartland Systems no último dia 20 de janeiro -, mas afirma que a ação de cancelamento é preventiva.

"O Citi atua de maneira preventiva ao detectar eventuais probabilidades de fraude. (...) A atuação prévia de cancelamento e substituição dos cartões de crédito de alguns clientes foi essencial para inibir a fraude e evitar danos aos portadores", diz a empresa, em comunicado.

Visa e Mastercard

Mas o problema não está restrito aos cartões da Citi. Em comunicado, a Heartland aconselha os portadores de cartões de crédito das bandeiras Visa e Mastercard que usaram suas máquinas no ano de 2008 a procurar os bancos emissores de seus cartões para informações sobre eventuais fraudes.

Aliás, segundo informações divulgadas pela imprensa, o caso Heartland só começou a ser investigado depois de Visa e Mastercard alertarem a companhia sobre transações suspeitas.

Dados comprometidos

Entre os dados que foram comprometidos, de acordo com o comunicado da Heartland, estão o número do cartão, validade e outras informações que constam da tarja magnética.

Em um pequena porcentagem dos casos, diz a empresa, o nome do portador do cartão também pode ter ficado exposto. Segundo a Heartland, os clientes não terão prejuízo financeiro pelas transações não-autoridadas causadas pela falha de sistema.

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