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A Credipar, empresa do grupo paranaense Negresco, planeja ampliar a sua atuação em Curi­tiba, região metropolitana e principais cidades do interior do es­­tado, como Londrina, Ponta Grossa, Cascavel e Maringá em 2011. A empresa também busca consolidar as operações em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo neste último, principalmente no interior. Atualmente, o mercado paranaense representa 30% dos negócios da empresa, atrás de São Paulo (50%).

A estratégia prevê o reforço das parcerias com os 2.683 lojistas espalhados nos 650 municípios das regiões Sul e Sudeste onde a marca já está presente. No total, são 2 milhões de clientes cadastrados e R$ 339 milhões em financiamentos concedidos nos últimos 12 meses.

Para colocar o plano de expansão e interiorização em prática, a Credipar captou cerca de R$ 60 milhões no mercado financeiro, além de recursos próprios no mesmo valor. Toda a verba será destinada à operação, programada para começar em janeiro. "Mesmo com o momento delicado do mercado por conta da quebra do PanAmericano, que gerou muitas dúvidas, conseguimos captar um ótimo valor", afirma o diretor geral da Credipar, Marcelo Ferraz de Almeida.

Pequenas e médias

De acordo com o diretor, o setor varejista na mira da empresa é composto por pequenas e médias redes. "Empresas grandes, geralmente presentes nas capitais, são atendidas por bancos. Nós vamos reforçar a parceria com redes de pequeno e médio porte, principalmente localizadas em cidades do interior", explica.

Capitais importantes como Curitiba e São Paulo, todavia, também receberam "atenção especial". "Curitiba é onde está a nossa sede e São Paulo reúne a maior parte do PIB nacional", complementa o diretor.

Para alcançar a meta, a em­­presa vai oferecer produtos que, até pouco tempo atrás, não estavam disponíveis para as classes C, D e E. A Credipar vai ampliar o empréstimo pessoal, oferecer seguros, previdência privada e títulos de capitalização, além de modelos de cartão de crédito. Esse último produto poderá ser um cartão pré-pago, um híbrido (em associação com a Mastercard e redes varejistas) ou private label (cartão que recebe a marca de uma rede de lojas).

Sascar

Recentemente, o Grupo vendeu a Sascar, uma das maiores em­presas do país em monitoramento de veículos e gerenciamento de frotas e cargas. Em outubro de 2009, o grupo havia vendido 60% das ações da Sascar para a GRV Solutions. Em setembro último, vendeu os 40% restante ao Grupo JCR Admi­nistração e Participações, também do Paraná. Segundo Al­­meida, a negócio não teve como objetivo concentrar recursos e esforços na Credipar. "As coias não se misturam. O recurso da venda não foi alocado na Credipar", afirma.

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