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O volume de vendas do comércio varejista nacional registrou crescimento de 7,9% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com os três primeiros meses de 2006. É o que revela o Indicador Serasa de Atividade do Comércio, lançado nesta terça-feira pela Serasa. O novo índice, que será mensal, aponta que o primeiro trimestre de 2007 é o melhor desde 2004, cujo trimestre apresentou elevação de 8,5% em relação ao primeiro trimestre de 2003.

A alta das vendas também foi observada em março deste ano, quando houve um aumento de 6,8% nas vendas do varejo na comparação com março do ano passado. Na variação acumulada nos últimos 12 meses, encerrados em março de 2007, houve crescimento de 6,9% da atividade comercial.

De acordo com o indicador da Serasa, a alta das vendas no primeiro trimestre de 2007 foi determinada pelo crescimento de 10,2% nas vendas do varejo especializado (lojas de eletroeletrônicos, veículos, materiais de construção etc.), ao passo que as vendas dos hipermercados, supermercados e do varejo de alimentos e bebidas (mercearias, açougues, quitandas, distribuidoras de bebidas, etc.) subiram 5,6% no primeiro trimestre de 2007.

Na variação acumulada nos últimos 12 meses, encerrados em março de 2007, o volume de vendas dos hipermercados, supermercados e do varejo de alimentos e bebidas, cresceu 7,9%, ao passo que o varejo especializado registrou elevação de 5,5% no seu volume de vendas.

Na comparação com o mês de fevereiro de 2007, as vendas do varejo aumentaram 12,8%, com 13,7% de crescimento do varejo composto pelos hipermercados, supermercados e do varejo de alimentos e bebidas, e 11,8% de elevação no varejo especializado.Oferta de crédito

Segundo os analistas da Serasa, o forte crescimento das vendas do varejo neste começo de ano decorre, sobretudo, dos impulsos proporcionados pelo aumento continuado da oferta de crédito ao consumidor, pelo processo de redução das taxas básicas de juros, pela recuperação da massa salarial real e pelo incremento da importação de bens de consumo mantendo os preços deste produtos estáveis no varejo, dada a atual apreciação do câmbio.

O aumento das vendas, na relação de março deste ano sobre fevereiro, é justificada pelo maior número de dias úteis, além do efeito das vendas de produtos de época para o feriado da Páscoa, sendo, portanto, um fenômeno sazonal.

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