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| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

Em um ano em que até o setor de beleza e cosméticos sentiu o baque da crise econômica, o Grupo Boticário desacelerou seu crescimento. A expectativa da companhia é fechar 2015 com uma expansão de um dígito no faturamento, que em 2014 havia alcançado R$ 9,3 bilhões (alta de 16% diante de 2013).

Isso não significa que a companhia mudou seus planos de expansão. Neste ano, foram abertas 75 novas lojas. É menos do que as 122 abertas em 2014, mas mais do que as 50 planejadas no início do ano. Com isso, a empresa chegou a 3.962 pontos de venda das quatro marcas – Boticário, Eudora, quem disse, berenice? e The Beauty Box.

O grupo não faz projeções sobre 2016, mas o tom ainda é otimista. “Acreditamos que a vida continua, as pessoas continuam consumindo os produtos e temos crença no país. Nosso planejamento a longo prazo nos permitiu passar o ano de 2015 com um pouco de tranquilidade apesar da crise”, diz Artur Grynbaum, presidente do Grupo Boticário.

Neste ano, a empresa aproveitou para redesenhar sua estrutura, processos e aumentar a integração com os franqueados, privilegiando a agilidade nas decisões e preparando sua estratégia para os próximos 10 anos. O grupo passou a ser dividido em quatro vice-presidências: Negócios Franquias, Novos Negócios, Corporativa e Desenvolvimento Humano e Organizacional.

O objetivo é ganhar agilidade em um cenário em que a companhia notou um fluxo menor de pessoas em shopping centers e mudanças de hábitos, com menos produtos nas cestas dos consumidores. “A empresa surgiu em 1977 e passou por várias crises e a diferença desta crise para as do passado é que esta está demorando mais para passar e a reação do mercado vinha mais rapidamente”, avalia o fundador do Boticário, Miguel Krigsner,

No ano, foram lançados 1,3 mil produtos e trazido para o mercado nacional o sistema de pele 3D para testes. Também foi consolidada neste ano a participação da fábrica da Bahia, inaugurada em 2014. A nova unidade concentrou a produção em 216 itens do portfólio do grupo e produziu, de janeiro a novembro de 2015, mais de 46 milhões de unidades, atingindo índices globais em eficiência industrial.

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