• Carregando...

Para o consultor Paulo Tadeu Graciano, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae-PR), o empreendedor deve sempre tentar olhar à frente dos outros, para enxergar as oportunidades de negócio que não estão ao alcance de todos. "O mercado está cheio de mesmice, por isso a saída é a criatividade", diz. Para isso, é preciso ler muito, pesquisar e viajar, para conhecer o que deu certo em um lugar mas ainda é inédito em outro. "Nos Estados Unidos inventaram um ‘aluguel de maridos’, para quem precisa dos serviços de pequenos reparos que o homem geralmente faz em casa."

Graciano afirma que no Sebrae-PR o incentivo é para que as pessoas procurem inovar para ter sucesso. "As pessoas vêm aqui e perguntam em qual ramo devem investir, qual dá dinheiro garantido. O que nós mostramos é que o empreendedor é que faz com que o ramo seja bom. É só criar uma inovação, um diferencial, o que às vezes é bem simples", justifica.

O diretor-executivo da Ethicompany Gestão de Pessoas, Marcio Santos, acredita que o dinamismo do mercado de trabalho faz surgir diferentes funções a todo momento. "Existem inovações a toda hora, o que cria uma demanda por novos profissionais, principalmente no setor de serviços, que é o que mais cresce." Para descobrir qual é a mais nova oportunidade de trabalho, mais uma vez, a dica é ler bastante e ficar atento às mudanças da sociedade.

Quem já está empregado, conforme expõe Santos, geralmente está por dentro do que o mercado pede e também pode investir em uma profissão nunca antes conhecida. "A pessoa pode ter as duas coisas em paralelo: ter um emprego e criar um negócio, depois do horário de trabalho, nos fins de semana ou mesmo durante o expediente. Também dá para abrir algo com conhecidos para só gerenciar", orienta. Ainda segundo o especialista em recursos humanos, quem tem uma boa idéia para um novo emprego costuma abrir seu próprio negócio, mas também é possível ser apadrinhado por uma empresa. "Quem tem ótimas idéias mas não é empreendedor ou não tem o ca-pital para montar seu negócio pode vender sua idéia para uma empresa e até ser contratado." (MS)

Serviço: Sebrae-PR – (41) 3330-5800 – www.sebraepr.com.br; Ethicompany – (41) 3017-5500 – www.ethicompany.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]