• Carregando...

Embora o preço seja a maior desvantagem do SSD, há também um limite para quantas vezes se pode gravar sobre eles. Após um tempo, os transistores nos chips de memória se desgastam e não conseguem mais segurar sua carga – ou seja, os chips não conseguem mais gravar ou armazenar dados.

Mas o número de vezes que a unidade pode gravar é da ordem de dezenas de bilhões – e, assim, não é problema para a maioria dos usuários. Se fosse num centro de dados do Google, com uso pesado, ele poderia durar apenas um ano, afirmou Remzi Arpaci-Duesseau, professor de ciência da computação na Universidade do Wisconsin, em Madison, que estuda padrões de uso de computadores.

Para as pessoas comuns, as outras partes do computador irão parar de funcionar muito antes da unidade. "Considerando o uso típico que se vê nas casas, você tem muito pouco com que se preocupar", garantiu ele.

Criptografia

Mais preocupante talvez seja a dificuldade de criptografar dados num SSD. Num disco rígido, se você altera um arquivo, dados são sobrescritos naquele mesmo arquivo. Esse não é o caso de um SSD, que precisa gravar as alterações numa nova localidade do disco e marcar o velho local para ser eliminação antes de ter os dados antigos apagados. Assim, softwares comuns de criptografia não funcionam. Você terá um arquivo criptografado numa nova localidade do disco, mas o arquivo antigo não criptografado ainda estará lá, esperando para ser apagado.

"O problema é que aquelas cartas de amor, que você pensou estarem criptografadas, podem não estar", explicou Steve Swanson, diretor do Nonvolatile Systems Laboratory da Universidade da Califórnia, em San Diego, que estuda a segurança e confiabilidade de unidades em estado sólido.

Ele aconselha procurar pelas unidades que possuem o chamado recurso de eliminação segura, o que muitas envolve criptografia em 128 bits. Eles funcionam criptografando todos os dados gravados no disco e exigindo que os usuários insiram uma senha para ativar a chave.

E se você quiser limpar toda a unidade, há um comando ‘pílula de veneno’ que destruirá a chave, transformando tudo em informações sem sentido. Num disco rígido, o processo de limpeza envolve múltiplas substituições de dados e leva muito mais tempo. "Destruir a chave é o que se faz quando o avião está caindo ou quando uma gangue com picaretas está na sua porta", disse Swanson.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]