A crise afetou até as promoções dos shoppings para o Dia das Mães, a segunda melhor data para o varejo depois do Natal. Diminuiu em 6% o número de shoppings que estão fazendo campanhas para impulsionar as vendas para a data em relação ao ano passado, aponta pesquisa nacional com 192 empreendimentos da consultoria GSGroup.

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“Um número menor de shoppings está fazendo campanhas promocionais este ano por causa da insegurança provocada pela crise”, afirma Fernando Gibotti, sócio da consultoria responsável pela pesquisa.

Além de ter diminuído a quantidade de shoppings em promoção, a pesquisa deste ano mostra que as campanhas ficaram mais pobres. O sorteio do carro zero continua sendo o principal atrativo para a clientela, mas a fatia de shoppings que optou por esse prêmio foi reduzida. No ano passado, quase a metade (49%)dos centros de compra sorteou um veículo novo. Neste ano, a participação do carro zero nos sorteios é de 40%.

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Em contrapartida, houve um aumento dos prêmios de itens de menor valor. Viagem e vale-compra, que representavam no ano passado 10% e 13% das premiações, neste ano respondem por 14% e 16%, respectivamente. Acessórios, que não constavam na lista de prêmios, começaram a fazer parte este ano. Gibotti destaca que prêmios vinculados a prestação de serviços, como viagens e “dia de beleza”, por exemplo, ganharam força em detrimento de produtos.

Gasto maior

Na tentativa de fazer o consumidor gastar mais, os shoppings ampliaram a faixa de gasto vinculada a premiações e à concessão de brindes. Neste ano, 28% dos shoppings condicionaram a retirada de cupons para concorrer a prêmios a um gasto entre R$ 300 e R$ 399. No ano passado, a maior fatia de shoppings (29%) vinculou a troca de cupons ao desembolso entre R$ 200 e R$ 299. Também com o intuito de economizar, o consultor observa que um número maior de shoppings neste ano está fazendo campanhas por períodos mais longos.