A crise da companhia aérea espanhola Spanair, que anunciou na sexta-feira (27) a suspensão de suas operações, causará o cancelamento neste fim de semana de 220 voos e afetará 22.773 pessoas, segundo fontes da companhia consultadas pela Agência Efe.

CARREGANDO :)

Todos os escritórios da Spanair nos aeroportos estarão abertos neste sábado para atender às reivindicações dos usuários, confirmaram as fontes. A empresa tenta colocar os passageiros afetados em voos de outras companhias.

Alguns passageiros se queixam, no entanto, que os preços pedidos são maiores que os anunciados. A companhia, que na noite de sexta-feira confirmou que suspenderia suas operações por seus problemas financeiros, tinha previsto operar neste sábado 91 voos e um total de 129 no domingo.

Publicidade

Os passageiros afetados pela suspensão de operações da Spanair são 8.697 neste sábado (28) e um total de 14.076 no domingo, segundo as mesmas fontes.

A Spanair, com cerca de 2 mil trabalhadores, faturamento anual de 600 milhões de euros e uma fração de mercado de 22%, arrasta uma história de turbulências econômicas com vários episódios de regulação de empregos e perdas milionárias (115,72 milhões em 2010).

O Governo regional da Catalunha confirmou o fim das contribuições de fundos públicos a Spanair e isto, unido ao desinteresse do Catar Airlines de entrar com o capital, foi determinante para o brusco fim da empresa.

A crise atingiu com força esta companhia, que concentra suas atividades em rotas com demandas menores e teve que enfrentar a alta no preço do combustível e uma falta de liquidez quase estrutural.

A companhia aérea espanhola operava mais de 200 voos diários. Neste sábado, a companhia aérea alemã Lufthansa se dispôs a reembolsar ou trocar o voo de seus passageiros que fariam trajetos compartilhados com a Spanair.

Publicidade
Veja também
  • Edital da concessão de aeroportos tem 5 pedidos de impugnação
  • CCR também pede adiamento do leilão dos aeroportos
  • Anac torna exigência de seguro garantia mais flexível