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Rio de Janeiro – Ficou mais caro viajar de avião com a suspensão dos vôos da Varig, que está levando as companhias aéreas concorrentes a voarem com recordes históricos de ocupação dos jatos. Segundo agentes de viagens e consultores, empresas nacionais e estrangeiras reduziram a oferta de tarifas promocionais e só se encontra as mais caras por vôo. As estimativas de mercado são de que a TAM e a Gol estão superando o patamar dos 80% de aproveitamento dos jatos, fato inédito na trajetória do setor.

A regra é simples: quando o mercado está fraco, as empresas aumentam a quantidade de assentos no avião com tarifas promocionais. Ao contrário, quando há demanda de sobra, como atualmente, com passageiros da Varig buscando alternativas à suspensão de vôos, as tarifas mais caras predominam. Além disso, o problema ocorre justamente no período de alta estação. Segundo um executivo que trabalhou no setor, "está na hora de ganhar dinheiro".

A situação é pior nos vôos internacionais do que nos domésticos, explica o supervisor de call center da operadora Avipam, Marcelo Anderson de Mello. "Nos vôos internacionais está pior do que no doméstico, estão completamente lotados para qualquer parte. Os passageiros estão procurando vagas. E, quando conseguem, as tarifas estão altas", diz o supervisor.

Nos vôos para Miami, por exemplo, era possível achar, há dois meses, uma tarifa econômica de ida e volta por US$ 1.250 (classe M), explica Melo. Atualmente, aparecem disponíveis apenas vagas a partir da tarifa de classe B, no valor de US$ 2.085 – 67% mais cara. Outra tarifa ainda mais cara é a "cheia", por US$ 3.672. "Antes, era raro vender a tarifa B. Hoje em dia, virou normal", explica o agente.

No fim da tarde de ontem, havia apenas duas vagas para viagem a Paris neste sábado, mas apenas na primeira classe ou executiva, conforme consulta feita por telefone à empresa. Com tarifa econômica, a próxima vaga seria apenas dia no 2 de agosto, ainda assim com o preço pleno de US$ 3.477.

Procurada, a TAM informou que usa um sistema de gerenciamento de tarifas, que leva em conta fatores como a sazonalidade e a relação entre procura e oferta de assentos. A Gol, que também utiliza sistema semelhante, diz que não está reduzindo o peso das tarifas promocionais.

Rotas

A Varig restabelecerá alguns vôos nacionais e internacionais a partir de hoje, após a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) ter determinado que a companhia aérea volte a operar as linhas que desejava suspender por uma semana.

Por meio de comunicado, a Varig informou que ontem, no mercado internacional, foram mantidos apenas os vôos para Frankfurt e Miami a partir do Aeroporto Internacional de Guarulhos. Hoje, a companhia deve retomar os vôos para Londres e Nova Iorque. Para Miami, a operação será realizada em dias alternados. Amanhã, serão acrescentados vôos para Caracas e Buenos Aires. No mercado doméstico, a Varig vai retomar, a partir de amanhã, os vôos para Rio-Recife-Fernando de Noronha, São Paulo-Fortaleza e São Paulo-Manaus, em dias alternados. A ponte aérea Rio-São Paulo será mantida.

A Varig e sua nova controladora, a VarigLog, estão em negociação com empresas arrendadoras de aeronaves para definir a nova malha de vôos. A ex-subsidiária também negocia o aluguel de mais aviões, já que até quinta-feira só havia 13 em operação.

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