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Relógios da Pebble Technology, que receberam US$ 10 milhões por meio do site Kickstarter | Divulgação
Relógios da Pebble Technology, que receberam US$ 10 milhões por meio do site Kickstarter| Foto: Divulgação

Sites de financiamento coletivo de projetos ajudaram companhias e indivíduos a levantarem US$ 2,7 bilhões em 2012, um aumento de 81% em relação ao ano anterior, segundo dados divulgados ontem. Conforme os bancos passaram a conter empréstimos por causa de regras de capital mais rígidas e maior incidência de fiscalização de autoridades, o sistema de crowdfunding, originado nos Estados Unidos como maneira para se levantar recursos para levar adiante projetos criativos, se expandiu rapidamente como uma fonte de financiamento.

Muitos sites oferecem a pequenos investidores opor­tunidade de ganhar juros com empréstimos a indivíduos ou pequenas empresas, enquanto outros permitem que as pessoas invistam quantias pequenas como US$ 15 em companhias, em troca por participação acionária. Um dos negócios de crowdfunding mais divulgados no ano passado envolveu a fabricante de relógios inteligentes Pebble Technology, que levantou mais de US$ 10 milhões pelo site Kickstarter, 100 vezes a meta.

Menos social

O mercado está crescendo, mas ainda é bem pequeno em comparação com o financiamento bancário para pequenas e médias empresas, que no Reino Unido apenas somou 28,7 bilhões de libras (US$ 43,4 bilhões) nos primeiros nove meses de 2012, segundo o Banco da Inglaterra. Os volumes de crowdfunding no mundo alcançaram a cifra de US$ 2,66 bilhões em 2012, alta ante o US$ 1,47 bilhão levantado no ano anterior, segundo pesquisa da Massolution, uma empresa de consultoria especializada no setor. Em 2011, o crescimento havia sido de 64%.

A Massolution previu que US$ 5,1 bilhões de dólares serão levantados por plataformas de crowdfunding este ano. De acordo com consultoria, o sistema deve se voltar mais ao financiamento de novos negócios e pequenas empresas em vez de projetos sociais, categoria mais popular atualmente.

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