• Carregando...

Venezuela e Cuba formaram conjuntamente a "Aço da Alba", uma empresa mista com maioria acionária de Caracas que fabricará e distribuirá aço inoxidável para abastecer seus mercado internos e a América Latina.

O Diário Oficial que circulou nesta quarta-feira informou que Caracas possuirá 51 por cento das ações da Aço da Alba, enquanto Havana terá os 49 por cento restantes.

A empresa, que havia sido anunciada pelo presidente venezuelano, Hugo Chávez, como parte de um conjunto de acordos binacionais, foi constituída com 5 milhões de dólares entre a estatal da Venezuela Companhia Nacional de Indústrias Básicas e o Grupo Industrial da Siderurgica de Sime (Acinox), de Cuba.

Ambos os países estreitaram suas relações comerciais mediante a chamada Alternativa Bolivariana para as Américas (Alba), que Chávez promove como uma resposta aos tratados de livre comércio propostos pelos Estados Unidos.

Os países haviam feito um acordo em janeiro para converter uma fábrica na ilha caribenha em um empresa mista para impulsionar a produção de aço, que seria posteriormente destinada à elaboração de aço inoxidável na Venezuela.

O decreto de criação da nova companhia contempla que os recursos gerados pelo percentual acionário venezuelano serão reinvestidos em projeto de interesse social e comunitário definidos pela matriz local, sempre que não afete negativamente o equilíbrio econômico e financeiro da empresa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]