• Carregando...

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) teve redução de 0,09% em fevereiro em Curitiba. A inflação oficial fechou em 0,27% no mês passado e tinha sido de 0,36% em janeiro, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (9).

O IPCA de fevereiro ainda não foi impactado pelo aumento da tarifa do transporte coletivo na capital paranaense, o que deverá ser sentido em março. O setor de transporte, no mês passado, registrou redução de 0,83%. A maior queda da inflação, em Curitiba, ocorreu no setor de artigos para residência (-1,55%).

Em contrapartida, o setor que mais influenciou o IPCA de fevereiro, em Curitiba, foi a Educação. O aumento foi de 6,08%.

Dados nacionais

A inflação oficial brasileira perdeu força em fevereiro, atingindo o seu menor patamar em cinco anos para o período. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,45 por cento no mês passado, após alta de 0,56 por cento em janeiro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira.

É o menor nível desde fevereiro de 2007, quando o índice registrou variação positiva de 0,44 por cento.

No acumulado de 12 meses, o IPCA avançou 5,84 por cento no mês passado, ante uma alta acumulada de 6,22 por cento em janeiro. Trata-se da menor taxa desde novembro de 2010, quando ficou em 5,63 por cento. "A inflação voltou a operar no patamar. Esse é um movimento importante", destacou a economista do IBGE Eulina Nunes dos Santos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]