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Curitiba – O paraense Rodrigo Santana, de 24 anos, mora em Monte Dourado, na margem esquerda do rio Amazonas, fronteira do Pará com o Amapá, uma das regiões mais pobres do país. Em um vilarejo onde só é possível chegar de barco, Rodrigo se tornou um empreendedor. É presidente da Coopnharin, cooperativa de jovens fabricantes de móveis de madeira, criada no início do ano e com planos de vender seus produtos no mercado nacional e até para o exterior.

A criação da cooperativa teve o apoio da Jari Celulose e Papel, maior empresa da região, integrante do Grupo Orsa, um dos maiores conglomerados de celulose e papel do Brasil. "Conseguimos chegar até aqui e espero que sirvamos de exemplo para outros jovens", diz Rodrigo. Exemplos como o de Rodrigo e seus colegas da Coopnharin serão apresentados em Curitiba, na próxima quinta-feira, pelo empresário Sérgio Amoroso, presidente do Grupo Orsa, no primeiro dos dois dias da terceira Conferência Internacional BAWB. Promovida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pela Federação das Indústrias do Estado Paraná (Fiep), a conferência vai mostrar histórias de empresas que promovem o desenvolvimento sustentável das regiões onde atuam.

O movimento BAWB (Business as an Agent of World Benefit, Negócios como Agentes de Benefício do Mundo) nasceu nos Estados Unidos, logo após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001. Seu objetivo é divulgar e incentivar projetos de responsabilidade social. No Brasil, foi introduzido pelo empresário Rodrigo da Rocha Loures, presidente da Fiep. Entusiasta do movimento, promoveu a primeira conferência em 2003, ao assumir a presidência da federação. Na edição do ano passado, o evento teve 600 participantes, número que deve se repetir neste ano. "Queremos mostrar que é possível uma empresa ser, ao mesmo tempo, lucrativa e manter projetos de desenvolvimento sustentável", afirma Rocha Loures. O empresário Sérgio Amoroso concorda. "Todos nós, empresários, trabalhadores e, acima de tudo, cidadãos, temos um papel fundamental na melhoria das condições sociais da população", diz ele.

Com o tema "Empresas que Desenvolvem Regiões, Nações e o Globo", a conferência apresentará 50 casos de empresas brasileiras e internacionais. A Coca-Cola, por exemplo, mostrará os resultados de seu projeto "Estudantes motivados", que pretende reduzir a evasão escolar e tem a participação de 15 mil estudantes em dez estados brasileiros. A Fundação Avina, da Suiça, apresentará projetos de responsabilidade social nos quais investiu US$ 291 milhões só no ano passado. Empresas com sede no Paraná, como Bosch e Itaipu, também mostrarão seus programas sociais. "Teremos uma vitrine que permitirá que essas iniciativas sejam replicadas em outros estados e países", diz Ilma Barros, coordenadora temática do evento.

A partir do próximo ano, a vitrine será ainda maior. A conferência, até agora realizada somente no Paraná, será organizada em outros estados. Em 2006, ocorrerá em Fortaleza, no Ceará. No ano seguinte, em São Paulo.

Serviço: 3.ª Conferência Internacional BAWB Brasil, 6 e 7 de outubro. Local: Cietep (Av. Comendador Franco, 1341, Jardim Botânico, Curitiba-PR) www.bawb.org.br.

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