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A falta de espaços comerciais adequados tem dificultado a instalação de mais empresas em Curitiba e região. De acordo com profissionais do setor, o mercado está sofrendo com carência de conjuntos maiores, acima de 300 metros quadrados de laje e com um único ambiente, ideais para abrigar corporações com grande número de funcionários.

"Hoje sobra imóvel pequeno e falta grande. O mercado está bastante aquecido em busca de conjuntos maiores, mas não tem", afirma a coordenadora de locação da Redeimóveis, Marise Hartmann. "Imóveis com vão livre, apenas banheiros e cozinha, são de interesse das empresas para poder otimizar os espaços."

O interesse das empresas em se instalar na capital paranaense é explicado pelos números. De acordo com dados divulgados no evento Invest Panamá, em maio passado, em São Paulo, o custo médio de locação de ambientes comerciais na capital paulista é de 68 dólares (cerca de R$ 108) o metro quadrado, enquanto no Panamá, país localizado na América Central, o preço é de 21 dólares (aproximadamente R$ 33) o metro quadrado. Apesar de Curitiba não aparecer no ranking divulgado no evento, a tabela do Secovi-PR mostra que o aluguel na capital paranaense está bem mais baixo.

A proximidade de Curitiba e São Paulo – apenas 400 quilômetros de distância –, o custo de vida mais baixo e a exposição da capital paranaense na mídia nos últimos anos são outros fatores que podem atrair as companhias.

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