• Carregando...

Curitiba deve aproveitar a sua vocação para o transporte comercial e sua localização geográfica – uma ligação entre o Sul industrial e o Sudeste, principal centro consumidor do país – para se tornar um modelo de eficiência logística. Essa foi a conclusão do primeiro dia do Seminário de Logística Urbana, evento organizado pela prefeitura e que reúne na cidade especialistas do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT) .

"A época do desenvolvimento do agronegócio alavancou o desenvolvimento do Sul, e a região metropolitana de Curitiba se beneficiou diretamente disso quando se tornou um corredor de riquezas do país", afirmou o economista Luiz Antônio Fayet, que abriu as palestras de ontem. Esta mesma vocação, segundo Fayet, é reconhecida pelo Plano Nacional de Logística de Transporte, cujas projeções para 2015 destacam Curitiba como peça importante no fluxo de transporte de mercadorias no país.

"A secretaria de Estado de Turismo mostra que 34% dos visitantes, que é a maior parte, vêm ao estado para fazer negócios. Comparativamente, outros 25% vêm para visitar as famílias e outros 24% vêm por lazer. Esta região é um imã econômico por natureza", disse Fayet.

Segundo ele, um dos gargalos a serem vencidos é a questão tributária, que faz com que o Sul ainda se comporte como um "gueto econômico". "Os estados do Sul do Brasil ainda têm uma economia defensiva em relação ao principal polo, que é São Paulo. Nós nos tornamos um bloco que tenta se defender da atração do polo maior."

Municípios

O pesquisador da Universidad Nacional Autónoma de México (Unam) Juan Pablo Antun destacou que a logística urbana é de responsabilidade prioritariamente dos munícipios. "Não adianta ficar esperando políticas da união ou do estado neste assunto", diz. Para ele, a reserva do solo e a ordenação do território competem ao município porque envolve a dinâmica das diversas atividades econômicas que convivem no mesmo espaço. "É por isso que não existem soluções prontas, e dependem da realidade de cada cidade", diz. O evento acontece no Estação Ibmec Business School e termina hoje.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]