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Consumo

Curitibanos devem gastar R$ 146 em ovos de páscoa, segundo a ACP

De acordo com levantamento da ACP, média de compras será de quatro ovos por pessoa | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
De acordo com levantamento da ACP, média de compras será de quatro ovos por pessoa (Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo)

As compras de Páscoa em Curitiba aumentarão em 3% neste ano na comparação com 2013, segundo apontou a pesquisa ACP/Datacenso realizada pela Associação Comercial do Paraná (ACP). O levantamento ocorreu dos dias 1ª a 3 de abril e indicou que a média de gastos do curitibano com ovos de chocolate ficará em R$ 146, considerando que os entrevistados pretendem comprar em média quatro unidades, com custo médio de R$ 37. No ano passado, os gastos por pessoa foram de R$ 110.

A ACP informa que mesmo com a elevação dos custos, todas as 200 pessoas consultadas afirmaram ter o costume de pesquisar os preços antes. Entre as preferências neste quesito estão a visita às lojas (67%) e a leitura de panfletos com o anúncio das ofertas (40%). Do total de entrevistados, 45% declararam que fazem as compras uma semana antes do feriado.

Os locais favoritos dos consumidores na hora de escolher os chocolates são as lojas de doces (51,1%), os supermercados (23,9%) e as confeitarias e panificadoras (10,2%). Segundo a associação, a preferência dos curitibanos é pelos ovos de 200 a 240 gramas (71%) e por aqueles que vêm com brinquedos dentro (61%). Os sabores mais citados foram os de chocolate branco (62%), chocolate puro (54%), recheado (41%) e crocante (28%).

Comerciantes

Entre os 200 comerciantes ouvidos pela pesquisa, 61% disseram que prepararam promoções para a Páscoa, com destaque para os descontos para o pagamento à vista (59%), a distribuição e sorteio de prêmios e brindes (17%) e o parcelamento maior no cartão (15%).

O setor afirmou ainda que a forma de pagamento mais comum entre os clientes é o cartão de crédito, sendo que em 33% dos casos a preferência é pelo pagamento à vista e em 22% o parcelado.

Conforme os consumidores, porém, 71% dão preferência aos pagamentos à vista e em dinheiro.

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