José Antônio Baggio Pereira, sócio-proprietário da Baggio Pizzeria: canais na internet compõem resultados| Foto: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo

Engajamento

Terceirização de gestor de mídias sociais é comum entre empresas

A 18Karat Joias optou pela terceirização, assim como o Shopping Jardim das Américas e a Baggio Pizzeria & Focacceria, que também estão colhendo os lucros do investimento nas redes sociais. Gisele Coutinho, gerente de marketing do shopping, conta que o centro comercial está no Facebook e Twitter desde março de 2011. "Hoje são mais de cinco mil ‘curtidas’ no Facebook e a tendência é ampliarmos ainda mais o número de seguidores da nossa fan page", cita a gerente.

A experiência da Baggio Pizzeria & Focacceria com as mídias sociais começou em março de 2012, com a presença no Facebook e Twitter. José Antônio Baggio Pereira, sócio-proprietário, explica que é difícil mensurar em números os benefícios que a presença nas redes sociais trouxe para a empresa, mas ele garante que houve. A Baggio, afirma, vem registrando crescimento de vendas e faturamento – em taxas na casa de 13%, como em 2012. "Acreditamos que isso represente, pelo menos em parte, o reflexo da relação que mantemos com nossos clientes também por esses canais de comunicação", analisa.

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Até que ponto estar nas redes sociais pode impactar os resultados da empresa? Há exemplos de empresários que obtiveram alta no faturamento e nas vendas por gerenciarem, de maneira correta, os seus perfis nas mídias sociais, que hoje são um verdadeiro ponto de encontro entre consumidores e marcas – há ferramentas gratuitas, mas há limites para estratégia de baixo custo, analisam especialistas.

Uma pesquisa realizada recentemente pelo Altimeter Group e Wetpaint, para a revista Business Week, fez uma relação entre o crescimento e o investimento em redes sociais com as cem empresas mais valiosas do mundo.

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O estudo revelou que as companhias que destinam recursos para redes sociais apresentaram resultados melhores que aquelas que não investem ou investiram pouco nisso: o crescimento médio foi de 18% e 6% ao ano, respectivamente.Há pouco mais de 12 anos no mercado, a 18Karat Joias – fabricante de joias em Curitiba – aderiu às redes sociais no ano passado. O gerente de Marketing da empresa, André Mendes, conta que as vendas pelo site cresceram 32%, acompanhando a evolução da marca no Facebook. Segundo ele, cerca de 25% dos novos cadastros no site desde 2012 vêm da rede social. "É um número alto e prova o grande engajamento que alcançamos junto ao nosso público", afirma ele.

Ponto de encontro

E qual é a explicação para esse fenômeno? Antonio Borba, sócio e diretor Executivo da Rede Magic, de empresas de tecnologia, lembra que as mídias sociais são o grande ponto de encontro da web, o local em que as empresas podem conversar com o seu público. O consultor de Marketing Digital e fundador do site GestordeMarketing, Olimpio Araujo Junior, complementa e menciona que as mídias sociais permitem o uso de estratégias com baixo ou nenhum custo.

Valores acessíveis

Mas ele diz que existe um limite para o gratuito. "Minha empresa, por exemplo, teve um aumento de 400% nas vendas quando paramos de fazer apenas estratégias gratuitas e passamos a investir também em campanhas pagas", conta. Os valores são acessíveis, de acordo com o consultor, porque o empreendedor pode investir qualquer quantia.

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Quanto custa?

Borba defende que a empresa contrate um prestador de serviços para gerenciar sua presença nas redes sociais. "Uma empresa séria, com bons profissionais, dificilmente vai oferecer esse serviço por menos de R$ 5 mil mensais, sendo que com verbas entre R$ 8 mil e 10 mil é possível obter um gerenciamento mais completo e abrangente", ressalta.