• Carregando...

O Custo Unitário Básico (CUB) da construção civil, índice que calcula o comportamento dos preços do setor, subiu 0,23% em janeiro no Paraná. O reajuste reflete o aumento médio de 0,51% nos preços dos materiais em relação ao dezembro. Os custos com mão-de-obra e encargos sociais permanecem estáveis desde o mês de julho de 2005. Nos últimos 12 meses, o CUB acumula alta de 6,57%.

Dos 40 itens de materiais pesquisados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscon-PR), a maioria permaneceu com os preços estáveis no início do ano. Oito produtos tiveram aumentos de preços. As maiores altas foram a da tinta látex (6,67%), tubo de PVC para esgoto (6,38%), eletroduto de PVC (4,27%), fio de cobre (3,03%), vidro 3 mm (2,78%) e vaso sanitário (1,61%). Tiveram redução de preço o cimento portland comum (1,73%) e o granito 3 mm (1,67%).

Divulgado mensalmente pelos sindicatos da construção, o CUB é calculado de acordo com a NBR 12.7821, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Elaborado de acordo com diversos projetos-padrão, o CUB determina o custo global da obra para fins de cumprimento da lei de incorporações e tem como objetivo apenas a comparação de custos reais. Atualmente, a variação percentual do CUB tem servido como mecanismo de reajuste de preços em contratos de compra de imóveis em construção e até mesmo como índice setorial.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]