• Carregando...
Amanda Rossi foi encontrada morta dentro do campus da Unopar | Roberto Custódio/JL
Amanda Rossi foi encontrada morta dentro do campus da Unopar| Foto: Roberto Custódio/JL

O segundo andar da Barolo Tratoria, reservado para eventos, ficou pequeno demais para atender ao aumento de 60% no número de reservas, desde o começo do ano. Melhor para os clientes, que ganharam um serviço novo, o "Barolo em casa". Qualquer prato do cardápio — que faz sucesso principalmente entre empresários e executivos — pode ser feito na casa do cliente por um dos chefs da casa, em eventos para, no mínimo, 30 pessoas.

Mais um?

O empresário Wladimir Trombini, um dos sócios do restaurante, não descarta a possibilidade de abertura de uma segunda casa no futuro. Mas acredita que, nesse momento, a cidade não comporta.

De malas prontas

As rádios Clube AM e FM, do Grupo Lumen, devem mudar de endereço até dezembro. Hoje no Rebouças, as empresas e a administração do grupo vão para uma unidade no Pilarzinho, onde já estão a TV Lumen, a Lumen FM e a Rede Vida, integrantes do mesmo grupo.

Comunicação dos Maristas

O Lumen faz parte da Associação Paranaense de Cultura — que também controla a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) — e é responsável pela gestão das emissoras de rádio e TV sob concessão dos Irmãos Maristas.

Redescoberta

Aos 124 anos de atividade, o Palácio Garibaldi, no Largo da Ordem, voltou a cair no gosto dos festeiros da cidade. Em 2006, 33 eventos reuniram 5.233 pessoas. Neste ano, até outubro, já foram 48, com 9.600 pessoas. A diretoria espera que o número passe para 60 em 2008. Quem divulga o espaço é Flamboyant Eventos, há 17 anos no mercado.

Longo prazo

A América Latina Logística (ALL) vai repetir a estratégia de firmar contratos de longo prazo com clientes na malha da antiga Brasil Ferrovias, que abrange parte de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, comprada em maio do ano passado. A exemplo do que já estabeleceu no Sul com a Bunge e a Klabin, a empresa fechou contrato de 20 anos com a Votorantim Papel e Celulose para escoamento de celulose da fábrica em Três Lagoas (MS) até o porto de Santos (SP).

Lucro real no mundo virtual

A empresária Priscilla Buffara investiu do próprio bolso para criar um espaço dedicado a reproduzir o comércio e o serviço de empresas curitibanas no mundo virtual Second Life. A "ilha" – como são conhecidas as divisões geográficas do portal – foi batizada de Brasil Curitiba Batel. Priscilla conta que percebeu uma demanda crescente das agências de publicidade, companhias privadas e órgãos públicos, todos querendo marcar presença no universo paralelo da web. Ela espera ter lucro até o fim do ano.

Irritação

Avesso a incentivos fiscais, o governador Roberto Requião (PMDB) tem deixado o setor de papel e madeira irritado. A direção da Berneck, que assinou protocolo de intenções para investir R$ 580 milhões em uma fábrica de painéis em Santa Catarina, sequer foi recebida pelo governador para tratar do projeto de investimento, segundo uma fonte do mercado. "A empresa resolveu ir para Santa Catarina única e exclusivamente por não ter apoio nenhum por aqui", completa a mesma fonte.

Padrão

O tratamento não foi muito diferente com a gigante Norske Skog, segunda maior fabricante mundial de papel imprensa. O governador chegou a propiciar um "chá de cadeira" aos executivos da companhia, que vieram da Noruega, para tratar do projeto de expansão no Paraná.

* * * * *

A virtude na empresa

A atividade em empresas e como professor em cursos de Administração mostrou ao engenheiro mecânico Paulo Sertek, doutorando em educação, que é preciso virtude, e não só competência, para um bom líder conduzir sua equipe e bons profissionais exercerem suas atividades. Especialista em desenvolvimento humano, Sertek reuniu no livro Responsabilidade Social e Competência Inter-Pessoal (Editora Ibpex, 2006, R$ 45) orientações, críticas e estudos de caso sobre o que vem sendo feito em desenvolvimento organizacional e comportamento ético. Para ele, acima de tudo, é preciso desenvolver valores nas instituições e entre os profissionais.

Gazeta do Povo — O que distingue o verdadeiro compromisso com responsabilidade social de uma simples estratégia de marketing?Paulo Sertek — A responsabilidade social é algo que começa já na atuação interna: saúde e segurança dos funcionários, desenvolvimento de processos e materiais de trabalho, impacto do produto na sociedade. A responsabilidade social de figura não demonstra uma real motivação da empresa, há uma atuação por medo ou punição.

Quais as virtudes importantes para um líder?Sabedoria, justiça, força e prudência — aspectos que ajudam a pessoa a desenvolver critérios de responsabilidade, que fazem muita diferença no resultado de seu trabalho.

Mas a pessoa já não deveria trazer esses valores de sua experiência de vida?Está faltando ideal de superação, de virtude. Falta no ambiente familiar, onde se passa por uma violência afetiva. Depois acontece na escola, onde se pensa que não é uma obrigação da instituição. Os valores ainda existem, mas estão fragmentados. Muitas vezes a gente vê que o que atrapalha nas empresas é a falta de valores humanos. Fortalecê-los depende de educação e as empresas têm um papel importante nisso. A idéia é: invista nas pessoas porque elas melhoram e dão resultado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]