• Carregando...
 | Giuliano Gomes/ Gazeta do Povo
| Foto: Giuliano Gomes/ Gazeta do Povo

O estado do Paraná mal completava 34 anos de emancipação de São Paulo e o Brasil ainda era uma monarquia quando um dos pontos comerciais mais tradicionais de Curitiba era inaugurado: a Galeria Glaser. Foi no dia 4 de janeiro de 1887 que o austríaco Wenceslau Glaser abriu a empresa onde seus filhos, netos e até bisnetos iriam trabalhar. As mudanças implantadas desde a inauguração foram muitas. Da venda de cimento, cal e areia hoje só resta a lembrança. Agora são os artigos para presentes que dominam o local, onde 20 marcas, como Cristais Hering, Tramontina e Riva, atraem clientes de diversas classes. O atual diretor Mário Francisco Glaser (foto), da terceira geração da família a administrar a loja, conversou com a reportagem na semana em que a Glaser Presentes (conhecida por muito tempo como Casa Glaser) completou 123 anos.

Quais foram as mudanças mais significativas na história da Glaser?

Primeiro a galeria vendia de tudo. Secos e molhados, tintas, arame farpado, cimento, cal, areia. Depois fomos nos especializando e passamos a vender ferragens e artigos para presentes. Nos últimos seis anos, decidimos ficar só com artigos de presente.

A Glaser é uma empresa familiar. Como é feito o preparo para a sucessão? Você já se preparava para liderar a empresa?

Não. Na verdade foi por necessidade. O meu pai ficou doente, então eu e meu irmão ficamos no lugar dele. Na época eu estava fazendo CPOR, o curso de preparação para oficiais de reserva das Forças Armadas. Depois meu pai melhorou, mas então ficamos todos nós trabalhando, pegamos o jeito. Já faz uns 50 anos que eu estou aqui.

Vocês já têm planos para a Glaser em 2010?

Estamos pensando em fazer algumas modificações, para melhorar a exposição da galeria e seus produtos, mas por enquanto não há nada de concreto.

E a construção do Centro Empresarial Glaser?A loja antes tinha 800 metros quadrados, mas depois que foi construído o edifício comercial, há oito anos, nós ficamos com apenas 130 metros quadrados. O prédio é muito bom, de primeira categoria. E tudo melhorou muito após essa construção: não tenho nem dúvida que ele ajudou muito na administração da Glaser.

* * * * * *

Bem lembrado

Menos de dois anos após a sua tumultuada inauguração, o Palladium deixou para trás a imagem de construção inacabada que tanto marcou seus primeiros dias de funcionamento. Uma pesquisa feita recentemente pelo Ibope Inteligência mostra que o shopping localizado no bairro Portão, em Curitiba, é o preferido dos consumidores do Centro-Sul do Paraná – que inclui a capital e a região metropolitana. Das 1,8 mil pessoas entrevistadas, 16% citaram o Palladium como o centro comercial favorito – os demais shoppings curitibanos foram menos lembrados durante o levantamento.

Quando se leva em conta os entrevistados pelo Ibope Inteligência em todo o Paraná, o Palladium aparece tecnicamente empatado no quesito preferência com o também curitibano Mueller e o Catuaí, de Londrina.

Carga fria

A paranaense Standard Logística vai na contramão das previsões de mercado e registra crescimento nas operações de 2009. Para este ano, a empresa anunciou investimento de R$ 35 milhões para ampliar sua estrutura. Desse total, R$ 15 milhões serão direcionados para a unidade de Cambé, no Norte do Paraná, onde a companhia mantém um terminal rodoferroviário. Com isso a Standard pretende trazer para o estado o know-how adquirido naquela que é sua área de especialização: a movimentação e a armazenagem de cargas frigorificadas.

Hidrelétrica verde

A Itaipu Binacional, maior hidrelétrica do mundo em geração de energia, é a mais nova empresa a aderir à Certificação LIFE. O anúncio ocorreu na semana passada durante a 2ª reunião sobre Cidades e Biodiversidade, organizada pela Convenção das Nações Unidas. Com a adesão, a hidrelétrica passa a fazer parte do grupo que já conta com as empresas Posigraf, MPX e O Boticário. Lançada em 2009, a Certificação LIFE é uma ferramenta para ampliar as ações de gestão ambiental dentro das empresas. A iniciativa é um instrumento prático e tecnicamente avançado que irá reconhecer ações em prol da conservação da biodiversidade.

Ano-novo doce

O ano mal começou e a Kraft, proprietária da Lacta que mantém uma fábrica em Curitiba, anunciou a abertura de 6 mil vagas para as áreas de vendas e promoção. A maior parte das contratações ocorrerá no estado de São Paulo, mas existem oportunidades no Paraná – além de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo e das regiões Norte e Centro-Oeste. Os interessados devem acessar o site www.vagas.com.br/kraft.

O reforço de pessoal para o chão de fábrica da Kraft já foi feito. De acordo com o gerente de Recursos Humanos, Ricardo Mueller, 1,1 mil trabalhadores extras trabalham na linha de produção de Curitiba desde setembro.

Sanduíche reforçado

A rede norte-americana de lanchonetes Subway vai dar continuidade à sua agressiva estratégia de expansão nos estados do Paraná e Santa Catarina em 2010. A mira do grupo estará nas cidades de menor porte e na abertura de lojas "não convencionais", como aquelas localizadas em postos de gasolina e supermercados. A informação é do agente de desenvolvimento da Subway em terras paranaenses e catarinenses, João Augusto Fugiwara.

Só no ano passado, foram abertos 16 pontos de venda da Subway no Paraná e em Santa Catarina. Agora os dois estados contam com 55 estabelecimentos. Só para registrar: a autointitulada "rede de fast food saudável" é o segundo maior grupo de refeições rápidas do mundo (32 mil estabelecimentos em 91 países). Perde só para o onipresente McDonald’s.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]