• Carregando...
Fábrica da Sumitomo, em Fazenda Rio Grande: unidade vai empregar 1,5 mil pessoas | Pedro Ribas/ Agência Estadual de Notícias do Paraná
Fábrica da Sumitomo, em Fazenda Rio Grande: unidade vai empregar 1,5 mil pessoas| Foto: Pedro Ribas/ Agência Estadual de Notícias do Paraná

O Paraná terá mais duas empresas multinacionais do setor automotivo a partir desta semana. A montadora de caminhões DAF (que faz parte do grupo americano Paccar) inaugura hoje instalações em Ponta Grossa, nos Campos Gerais. Amanhã, a japonesa Sumitomo começa a operar oficialmente em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba. No local, a empresa fará pneus com a marca Dunlop.

As companhias, que foram atraídas pelo programa governamental Paraná Competitivo, devem gerar 2 mil empregos no estado. Desses, 500 são vagas diretas em Ponta Grossa e 1,5 mil estão previstas para Fazenda Rio Grande até 2017, de acordo com a expansão da unidade. Atualmente, a fábrica da Sumitomo já conta com 560 funcionários.

A DAF investiu em torno de R$ 400 milhões na primeira unidade da marca fora da Europa. Com 500 hectares às margens da PR-151, entre Ponta Grossa e Carambeí, a unidade montará caminhões dos modelos LF, CF e XF. A fábrica, cujas obras começaram em agosto do ano passado, ocupará uma parcela pequena da área. No espaço restante serão acomodados fornecedores, incluindo fabricantes de sistemas de suspensão, freios, eixos e cabeçotes do motor.

A Sumitomo, com um investimento de R$ 560 milhões, produzirá 15 mil pneus diários numa área total de 500 mil metros quadrados. A fábrica da Dunlop no Brasil é a primeira construída fora do continente asiático. A produção vai atender o mercado nacional e também outros países da América do Sul e Central. Na primeira etapa de implantação no Brasil está prevista a produção de pneus para carros de passeio, mas depois a ideia é atender outros segmentos, como caminhonetes, ônibus e caminhões.

A venda dos produtos importados da Dunlop no Brasil começou em junho do ano passado. Hoje são vendidos, em média, 150 mil pneus por mês pelos 13 distribuidores espalhados pelo país. Cabe a eles a abertura das lojas, que devem somar 50 até o fim deste ano.

As novas empresas se somam a Renault, Volvo, Fiat, Catterpillar, Nissan, Case New Holland e ao amplo parque de fornecedores e fabricantes de peças localizado principalmente em Curitiba e Região Metropolitana. Segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o polo automotivo do Paraná respondeu por 15,4 % da produção brasileira em 2012.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]