O serviço de streaming de esportes DAZN irá ao mercado buscar parceiros para investir US$ 500 milhões (R$ 2 bilhões) no financiamento de seus planos de expansão.
O DAZN (pronuncia-se Dazone) foi lançado na Alemanha e no Japão em 2016, chegou ao mercado americano em 2018 e, no Brasil, no início deste ano. Fundado pelo bilionário russo Len Blavatnik e conduzido pelo ex-presidente da ESPN John Skipper, a plataforma já opera em nove países.
O serviço de streaming pago não tem economizado na aquisição de direitos de transmissão de eventos esportivos. Já colocou US$ 1 bilhão na Matchroom Boxing e outros US$ 365 milhões na compra de lutas do boxeador Canelo Alvarez, naquele que foi o contrato de patrocínio mais caro já assinado com um único atleta (em outubro do ano passado). No início deste ano, a companhia dobrou sua mensalidade nos Estados Unidos, para US$ 20. No Brasil, a assinatura mensal custa R$ 37,90.
Até agora, a expansão da DAZN tem sido financiada tão somente por Blavatnik, que tem uma fortuna de US25,5 bilhões, segundo o índex Bloomberg Billionaires. A busca de parceiros no mercado é uma sinalização de que ele não pretende continuar carregando sozinho o pesado fardo financeiro dos direitos de transmissão. Segundo fontes ligadas à empresa, o levantamento de recursos está sendo coordenado pela agência Goldman Sachs.
Gastando muito, a plataforma cresceu rápido. Em 2016, por exemplo, a DAZN destinou US$ 3 bilhões para direitos de transmissão no Japão – incluindo as ligas locais de futebol e baseball, a Major League Baseball, a NFL, a Champions League e todos os principais campeonatos europeus de futebol.
Procuradas, nem a DAZN nem a Goldman Sachs quiseram comentar o assunto. Como muitos esportes já têm direitos de transmissão negociados nos EUA, a plataforma mira, por lá, as oportunidades no mundo do boxe. O bilionário russo também já desembolsou US$ 300 milhões para patrocinar, por três anos, uma mesa redonda da Fox Sports 1 sobre baseball (MLB Whiparound). Com base em Londres, a DAZN disse que entrará na disputa por futuros direitos de transmissão das principais ligas desportivas americanas, incluindo a Liga de Futebol Americano (NFL).
A DAZN começou como uma divisão do Grupo Perform, fundado por Blavatnik em Londres, em 2007. A Perform comprava conteúdos e direitos de transmissão na área de esportes e os revendia em “pacotes” para as redes de televisão. Os negócios foram separados e Blavatnik vendeu a Perform no início deste ano para o fundo de investimentos Vista Equity Partners.
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