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As cozinhas de 56 restaurantes estão tinindo para a maratona da Restaurant Week, que começa amanhã e vai até o dia 23. Cerca de 65 mil pessoas são esperadas para almoço e jantar, cujos preços são os mesmos das últimas edições: R$ 29,90 e R$ 39,90, mais R$ 1 para a Santa Casa de Misericórdia. Nas três semanas (a primeira começou no dia 3, para clientes dos cartões Master Platinum e Gold) de cardápio especial, os restaurantes devem faturar cerca de R$ 3,5 milhões (couvert, bebidas e taxa de serviço não estão incluídos), receita extra que leva 90% das casas a contratar funcionários para o período. O empresário Philip Khouri (foto), organizador do evento em Curitiba, diz que o critério para participação é que o cardápio normal da casa seja pelo menos 30% mais caro que o da Week. "Nossa proposta é democratizar o acesso à alta gastronomia", diz.

O número de restaurantes participantes aumentou desde abril. A quarta edição da Week está disputada?

Quem entra numa edição dificilmente sai. E só nos últimos dois meses abriram sete novos restaurantes de alto nível na cidade. As casas tradicionais também estão chamando a atenção com promoções como a do Bar do Victor, que incluiu lagosta no cardápio.

Que tipo de cozinha mais faz sucesso?

Temos seis asiáticos desta vez. São eles que preparam os pratos mais exóticos e atraem especialmente o público jovem. Curitiba também tem grande tradição na culinária italiana, com as tratorias e pizzarias, e as pessoas se interessam bastante pela cozinha contemporânea. Mas temos opções para todo mundo. Nosso público vai de 24 a 65 anos.

A expectativa de faturamento cresceu nesta quarta edição, em relação à de abril?

Estamos prevendo um faturamento de R$ 3,5 milhões, contra R$ 3 milhões da última. Mas a economia não gira apenas dentro dos restaurantes. Toda a cadeia de fornecedores se beneficia. O volume de café vendido no período, por exemplo, duplica.

Em quantas cidades a Week já está?

Estamos em 12 cidades. Em 2012, chegaremos a 21 edições nas capitais, e vamos incluir Santa Catarina. A edição paranaense também passará a ser estadual, com promoção no litoral, em Londrina e em Maringá.

E o preço, vai ser mantido?

Ano que vem passamos para os preços cobrados hoje em São Paulo – R$ 43,90 no jantar e R$ 32,90 no almoço.

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Às seis da manhã, na sua casa

Uma ideia simples e original desenvolvida para rastrear a entrega diária do maior jornal do Paraná, a Gazeta do Povo, a seus assinantes conquistou o terceiro lugar do Prêmio Rapidão Profissional, promovido pela revista Mundo Logística, e entregue na semana passada, em São Paulo. O sistema da casa concorreu com mais de 100 projetos, inclusive de grandes empresas especialistas em logística.

Com a implementação do sistema que rastreia a frota terceirizada de carros, motos e bicicletas, a Gazeta do Povo tornou-se o primeiro jornal do país a adotar uma ferramenta que permite acompanhar em tempo real o roteiro das entregas, evitando atrasos, otimizando o tempo e antecipando o fim da distribuição do jornal em uma hora. Hoje, todas as entregas estão concluídas até às seis horas da manhã.

Com estilo

O mercado financeiro local adere à onda "chique", com a estreia da Inva Capital e seu conceito de butique de investimentos, que oferece tratamento personalizado aos clientes e, como gestor independente, garante maior rentabilidade.

Quatro sócios tocam a nova corretora: o engenheiro civil Luiz Augusto Pacheco, ex-analista da Omar Camargo; Raphael Cordeiro, conhecido palestrante da área de educação financeira; Lucas Lautert Dezordi, professor-doutor da FAE Business School; e o doutor em Desenvolvimento Econômico Luciano D’Agostini.

Consultoria para pequenos

Microempresas formalizadas e microempreendedores individuais têm até novembro para dar uma turbinada em seus negócios com a ajuda do programa Negócio a Negócio. Os consultores são agentes do Sebrae e da ONG Aliança Empreendedora. Dois mil atendimentos devem ser feitos até o encerramento do programa, que agenda visitas pelo telefone (41) 3013-2409.

Incubadora

O Centro Internacional de Inovação (C2i), do Sistema Fiep, publicou edital para a primeira incubadora do Brasil sediada dentro de uma federação de indústria. A intenção é atender empresas que têm produtos já desenvolvidos, mas que ainda não conseguiram o apoio necessário para lançá-los no mercado. O edital está disponível em www.c2i.org.br/incubadora e as inscrições estão abertas até o dia 17 de outubro.

Damasco de cara nova

Incorporado pela americana Sara Lee no ano passado, o Café Damasco vai ganhar duas novas versões e o repaginamento das embalagens (a primeira abaixo é a antiga; as outras três são novas). Em novembro, o mercado local apresentará as novidades da marca paranaense, que tem 50 anos. O produto continua líder em Curitiba, com 31,2% de participação no mercado. A diferença é que agora o produto é fabricado em Jundiaí (SP) – a tradicional fábrica de Curitiba foi fechada em dezembro de 2010 e os seus 150 funcionários, demitidos.

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