• Carregando...

A Dell, segunda maior fabricante de computadores pessoais do mundo, vai vender sua mais recente linha de produtos por intermédio do Gome Group, a maior cadeia de varejo de eletrônicos da China, tentando melhorar sua participação de um dígito no mercado da China.

A parceria com a Gome Electrical Appliances Holding acompanha iniciativas semelhantes da Dell nos Estados Unidos a fim de se expandir para além do modelo de vendas diretas e ampliar sua participação de mercado, depois de perder a primeira posição no ranking para a Hewlett-Packard, no ano passado.

O mercado da China está sob o domínio da gigante nacional Lenovo, cuja participação de 35% é três vezes maior que a de sua mais próxima rival, a HP.

"Isso acrescenta outra dimensão ao modelo de venda direta da Dell", disse Michael Tatelman, vice-presidente mundial de marketing e vendas da Dell, a jornalistas. Segundo Antonio Wang, analista de computadores pessoais da IDC, a empresa "não vem agindo com muita agressividade no mercado chinês, mas está demonstrando disposição de assumir um compromisso para com esse mercado".

Mercados distintos

Embora os analistas digam que a decisão foi positiva para a Dell, eles apontaram que as vendas de computadores na China estão sendo conduzidas pelas cidades de quinto e sexto escalão, um mercado no qual a Gome ainda não tem presença forte, mas no qual está se expandindo.

"Cresceremos com a Gome", disse Tatelman.

A Dell terá também de enfrentar os problemas relacionados ao atendimento de consumidores, porque precisará treinar os funcionários da Gome para compreender e vender sua linha de produtos. "O serviço de vendas faz diferença no mercado de computadores", disse Mark Pó, da UOB Kay Hian.

A decisão da Dell também demonstra a concorrência cada vez mais forte no setor mundial de computação, que no mês passado viu a aquisição da deficitária Gateway pela Acer, de Taiwan, ao preço de US$ 710 milhões.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]