• Carregando...

Uma semana depois de o presidente Lula ter lançado o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e de o Banco Central (BC) ter reduzido o ritmo de corte do juro básico, a instituição divulgou pesquisa mostrando que o plano para o país crescer não levou o mercado a alterar a projeção para o avanço da economia este ano. E mais: analistas e economistas do mercado revisaram para cima as projeções de fechamento da taxa básica de juros em 2007.

Juros

De acordo com a pesquisa feita semanalmente pelo BC, realizada na semana passada e divulgada nesta segunda-feira, o mercado acredita que a taxa básica de juros estará em 11,75% em dezembro, uma elevação de 0,25 ponto percentual em relação aos 11,50% estimados anteriromente.

A diferença na estimativa para o fechamento da Selic reflete exatamente a redução no tamanho do corte de juro promovido pelo Copom agora em janeiro. Na reunião, o Copom cortou a meta da taxa Selic em 0,25 ponto percentual, para 13%. A decisão foi apoiada por cinco membros do Comitê. Outros três diretores votaram por um corte de 0,50 ponto.

PIB

A média do mercado avalia que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro deve crescer 3,5% em 2007, a mesma projeção mostrada pela pesquisa da semana anterior, feita antes do anúncio do PAC.

Inflação

A mediana das expectativas dos analistas aponta uma variação positiva de 4,09% para o IPCA, levemente acima dos 4,07% projetados na semana anterior. A estimativa permanece inferior ao centro da meta para este ano, de 4,5%.

As expectativas quanto aos demais índices de inflação de 2007 sofreram pequenas alterações, com exceção do IGP-DI, que ficou estável em 4,22%. No IGP-M, a estimativa subiu de 4,16% para 4,18%. No IPC da Fipe, a mediana dos prognósticos dos analistas passou de 3,96% para 3,95%.

Para janeiro, a previsão é de que o IPCA fique em 0,47%, levemente acima do 0,45% calculado anteriormente. O IGP-DI deve ter elevação de 0,45%, pouco maior do que o 0,44% esperado no levantamento anterior. O IPC da Fipe deve subir 0,60% em vez de 0,48% e o IGP-M deve ter incremento de 0,43%, acima dos 0,40% da pesquisa da semana retrasada.

Com relação a fevereiro, a mediana das projeções dos analistas é de um IPCA de 0,48%, maior do que o 0,47% calculado antes. O IGP-DI, o IGP-M e o IPC da Fipe devem aumentar 0,30%.

Balança comercial

Do lado da balança comercial, as projeções mantiveram-se em linha com as anteriores. A estimativa para o resultado de 2007 é de superávit comercial de 39 bilhões de dólares, ante 38,8 bilhões de dólares na pesquisa passada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]