• Carregando...
Imagem do game Fallout 3: universo tão amplo que chega a cansar o jogador nas primeiras horas | Divulgação
Imagem do game Fallout 3: universo tão amplo que chega a cansar o jogador nas primeiras horas| Foto: Divulgação

Desolação, morte e desalento. A sensação de desamparo que "Fallout 3" passa é uma das mais profundas e densas já experimentada em um game. Em um futuro próximo, você é um sobrevivente do holocausto nuclear e vive em um abrigo antirradioativo. Sua vida vai bem até que uma série de eventos catastróficos – inclusive o desaparecimento do próprio pai – obrigam você a abandonar o complexo e encarar os horrores do mundo pós-apocalíptico.

Em meio à insanidade do pós-guerra, alguns tentam manter a ordem. Sociedades secretas tentam manter a ordem à força, exterminando quem ameaça a população. O antigo governo, que perdeu a função dado o caos, tenta desesperadamente recuperar seu poder. Cidadãos engajados constroem cidades precárias, montam rádios comunitárias e organizam-se para manter a sanidade coletiva e tocar a vida da melhor forma possível.

Fallout 3 é tão vasto, tão amplo, que chega a desanimar no começo. Além de ter que andar enormes distâncias a pé, você ainda precisa se esquivar dos perigos do mundo aberto. Uma simples barata mutante pode despedaçá-lo com poucos golpes. Mas, depois de 3 horas, o jogo fica cada vez mais intrigante, mais envolvente.

O sistema de combate é genial. Além de usar as armas como em um jogo de tiro, existe um modo de ataque que consome pontos de habilidade. Quanto mais complexa e destrutiva a arma, mais pontos são consumidos. O jogo para quando esse modo avançado de combate entra em ação. Uma mira especial, que divide o corpo do oponente em áreas de impacto, mostra a chance de acertar o tiro. Depois de decidido, o ataque é mostrado em câmera lenta. Se for fatal, uma animação extremamente sangrenta mostra o resultado no inimigo.

As escolhas do jogador o colocam em situações diversas. Se for um benfeitor, todos os mercenários da cidade virão atrás de você, decididos a transformá-lo em peneira. Se for um escroque, paladinos de todas as partes estarão mais que dispostos a colocar um ponto final em seus atos de brutalidade.

Um ponto muito interessante em "Fallout 3" é a possibilidade de se criar novos armamentos. Se investir na habilidade de reparos e comprar diagramas das armas, o jogador pode, recolhendo a infinidade de lixo espalhada em Washington, criar armamentos muito mais poderosos que os convencionais.

* * * * * *

Ficha técnica: Fallout 3 (Bethesda) Plataformas – Xbox 360, PlayStation 3, PC Preço – R$ 270 (edição normal) e R$ 350 (edição especial)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]