• Carregando...

"O desafio é manter uma postura independente politicamente. É saber elogiar quando tem que elogiar, mas é saber criticar quando é preciso." Com estas palavras, o empresário Cláudio Slaviero resume o que será, na opinião dele, a tarefa do novo presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Virgílio Moreira Filho, que tomou posse ontem, em Curitiba. Para ser empossado na ACP, Moreira Filho pediu, no mês passado, exoneração do cargo de secretário estadual de Indústria e Comércio Exterior. O afastamento definitivo do governo Roberto Requião só foi decidido depois da tentativa frustrada de Moreira de mudar o estatuto para acumular os dois cargos.

Cláudio Slaviero deixa a ACP após dois anos à frente da entidade. Sua gestão ganhou contornos políticos e foi marcada por embates com o governo estadual – principalmente em questões referentes à lei contra o nepotismo e ao estabelecimento do piso regional, que elevou o salário mínimo no Paraná para R$ 427. A ACP foi contra a aprovação. O envolvimento político, segundo o ex-presidente, é também tarefa da entidade.

"Nós somos regidos pelas decisões políticas. Nossos associados, 80% de médios e microempresários, são afetados pelas decisões. Como entidade organizada, nós não podemos ficar quietos. Nós podemos, sim, fazer valer a nossa voz em nome daqueles que não a têm", afirma Slaviero. Ainda assim, o ex-presidente da ACP lembra que há limites para a interferência da entidade na política. "Mas temos que tomar posição." A Associação participa do movimento Brasil Melhor, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e de campanhas pela redução da carga tributária nacional.

Entre suas principais realizações à frente da ACP, Slaviero destaca a criação do plano de previdência para os associados, que começou a vigorar há cerca de três semanas, em parceria com o Paraná Banco; a conclusão da reforma do andar térreo da sede da entidade, no centro de Curitiba, onde será inaugurada uma cooperativa de crédito; e o reforço no caixa da Associação. "Faço um balanço muito positivo destes dois anos. Creio que foi uma boa gestão e vou dormir tranqüilo esta noite", disse ele ontem, horas antes da tranferência do cargo para Virgílio Moreira Filho.

A posse ocorreu no Estação Embratel Convention Center, com a presença do vice-presidente José Alencar e de cerca de 400 empresários. O novo presidente não quis dar entrevista antes da posse para falar de seus planos. Disse apenas que pretende "defender com unhas e dentes o direito dos associados da ACP e dos empresários do Paraná", fazendo "parcerias com todos os governos, independente de partido político".

Moreira Filho, 48 anos, é 1.º vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e da Federação das Associações Comerciais, Industriais e Agropecuárias do Paraná (Faciap). Administrador de empresas, é diretor dos grupos Itambé, Fosforeira Brasileira S/A e Bematech.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]