• Carregando...
Veja gráfico - Desemprego nas principais regiões metropolitanas do Brasil voltou ao mesmo nível de 2008 |
Veja gráfico - Desemprego nas principais regiões metropolitanas do Brasil voltou ao mesmo nível de 2008| Foto:

A taxa de desemprego das seis principais regiões metropolitanas do país cedeu de 8,1% em agosto para 7,7% em setembro e voltou ao patamar pré-crise. Repetiu a marca de setembro de 2008 e foi a menor desde dezembro daquele ano (6,8%).

Para o IBGE e especialistas, a redução recente da taxa de desemprego isoladamente não retrata a situação do mercado de trabalho, ainda enfraquecido. No acumulado de janeiro a setembro, a taxa ficou em 8,4%, acima dos 8,1% de igual período do ano passado.

Cimar Azeredo Pereira, gerente da Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE, disse que a taxa de desemprego caiu em boa parte por causa da menor procura por trabalho. O mercado evoluiu nos últimos meses, mas ainda está "pior’’ do que um ano atrás, afirmou.

"A queda da taxa de desemprego no segundo semestre é sazonal. Não vejo isso como uma recuperação. Neste ano, têm sido criados menos empregos do que em 2008’’, disse. Para ele, os dados de setembro emitem três sinais preocupantes: o avanço de informalidade, a desaceleração da geração de postos de trabalho e o desemprego na indústria.Segundo Fábio Romão, economista da LCA, o mercado de trabalho ficou "parado’’ em setembro. O aumento modesto do número de ocupados, disse, não tem sido suficiente neste ano nem sequer para a suprir o crescimento vegetativo da população. Ou seja, não há vagas suficientes para quem procura o primeiro emprego.

Apesar da lentidão do mercado, de janeiro a setembro deste ano, a renda cresceu 3,6%, mais do que os 3,2% do mesmo período de 2008. Para especialistas, o rendimento se manteve aquecido ao longo da crise graças à inflação mais baixa neste ano e ao reajuste real do salário mínimo, indexador de boa parte das remunerações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]