Com crescimento em relação ao mês anterior, a taxa de desocupação medida na região metropolitana de Curitiba em janeiro deste ano chegou a 3,8%, contra 3% registrados em dezembro de 2011. Ainda assim, a cidade mantém o menor índice de desemprego entre os locais analisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgados nesta quinta-feira (23) pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).

CARREGANDO :)

Na comparação com as demais localidades pesquisadas, os números de Curitiba são seguidos de perto pela região metropolitana de Porto Alegre, que apresentou a segunda taxa mais baixa do período, com 3,9% de desocupação. A capital gaúcha havia ficado na mesma posição em dezembro, com 3,1% no índice.

Do outro lado da tabela, Salvador continuou com as maiores taxas de desemprego. De dezembro a janeiro, sua região metropolitana passou de 7,7% para 8,3%, segundo os números do IBGE. A capital baiana é uma das únicas a ter números maiores que a taxa média nacional, de 5,5%.

Publicidade

Na taxa histórica, os números atuais também são superiores aos apresentados em janeiro de 2011, quando o índice foi de 3,5%. Ainda assim, o número é o segundo menor de toda a sequência registrada para o mês.

Veja também
  • Criação de empregos formais cai 21,8% em janeiro
  • Interior criou mais do que o dobro de vagas
  • PR registra saldo positivo de empregos em janeiro
  • Maringá tem o melhor saldo de geração de empregos do interior