• Carregando...

A taxa de desemprego na região metropolitana de Curitiba manteve-se estável em setembro, fechando o mês em 6,4%. O índice é o menor entre as seis regiões pesquisadas pelo Ipardes/IBGE. Na comparação com setembro de 2005, houve redução de 0,6 ponto percentual.

Os dados são da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), divulgada nesta sexta-feira (10). A pesquisa aponta também que o número de pessoas desocupadas e procurando trabalho em setembro de 2006 foi estimado em 94 mil pessoas.

Nível de Emprego

De acordo com a pesquisa, não houve variação significa no número de pessoas ocupadas nos grupos de atividades. O comportamento apresentado foi: Indústria extrativa e de transformação, produção e distribuição de eletricidade, gás e água (-2,3%); Construção (-1%); Comércio, reparação de veículos automotivos e de objetos pessoais e domésticos e comércio varejista de combustíveis (-5,4%); Intermediação financeira e atividades imobiliárias, aluguéis e serviços prestados às empresas (5,7%); Administração pública, defesa, seguro social, educação, saúde e serviços sociais (-3,8%); Serviços domésticos (-5,2%); Outros serviços (alojamento e alimentação, transporte, serviços pessoais, e outros) (6,7%).

Na comparação com setembro de 2005, a análise mostra que somente o grupo "intermediação financeira e atividades imobiliárias, aluguéis e serviços prestados às empresas" apresentou variação (14,6%) estatisticamente significativa no número de pessoas ocupadas, representando 26 mil pessoas.

Registro em carteira

Em setembro, o número de empregados com carteira assinada no setor privado chegou a 654 mil pessoas. A quantidade de pessoas em idade para trabalhar foi estimada em 2,521 milhões. 1,471 milhão de pessoas são consideradas como economicamente ativas.

O rendimento médio real habitualmente recebido pelos empregados do setor privado com carteira assinada, no mês de setembro de 2006, foi de R$ 956,20 e dos empregados do setor privado sem carteira assinada de R$ 732,20.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]