A taxa de desemprego na zona do euro subiu em novembro de 2008 para 7,8%, do nível de 7,7% em outubro, segundo dados da agência de estatísticas Eurostat. A taxa de novembro é a maior desde dezembro de 2006.

CARREGANDO :)

O PIB da zona do euro caiu 0,2% no terceiro trimestre do ano passado em comparação com o segundo trimestre, e aumentou 0,6% frente ao terceiro trimestre do ano anterior, de acordo com dados revisados divulgados pela agência de estatísticas da União Europeia, a Eurostat. No segundo trimestre, o PIB havia caído também 0,2% ante o primeiro, e aumentado 1,4% frente ao segundo trimestre de 2007.

O fraco desempenho do PIB respalda previsões de que o Banco Central Europeu (BCE) pode reduzir novamente a taxa básica de juros da região, atualmente em 2,5% ao ano. Seria a primeira vez que a autoridade monetária diminui a taxa por quatro meses seguidos.

Publicidade

O sentimento econômico entre empresas e consumidores da zona do euro piorou em dezembro e atingiu o pior nível desde que a pesquisa começou a ser feita pela Comissão Europeia, em janeiro de 1985. O índice geral de sentimento caiu para 67,1 no mês passado, ante 74,9 em novembro e previsão de economistas de 71,3.

A confiança do consumidor em dezembro piorou para -30 em dezembro, de -25 em novembro e expectativa de -26. A confiança na indústria recuou de -25 para -33, ante previsão de -30. Os dois indicadores também caíram para os menores níveis já registrados na história da pesquisa.

Veja também
  • Taxa de desemprego na Alemanha sobe para 7,6% em dezembro
  • Bilionário alemão se mata em meio à crise global
  • Vendas de veículos voltam a subir em dezembro e batem recorde em 2008
  • Indústria fraca oprime projeções para PIB no 4º trimestre
  • Indústria amarga em novembro pior desempenho desde 1995