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Os aparelhos eletrônicos interefem mesmo no funcionamento do avião? Nem a Anac tem certeza | Jonathan Campos, Gazeta do Povo
Os aparelhos eletrônicos interefem mesmo no funcionamento do avião? Nem a Anac tem certeza| Foto: Jonathan Campos, Gazeta do Povo

"A partir deste momento, todos os aparelhos eletrônicos devem ser desligados." O recorrente alerta dado durante as viagens de avião pode desaparecer a partir do próximo ano – pelos menos nos Estados Unidos.

Diante da cada vez mais complicada tarefa de conseguir fazer os passageiros cumprirem as regras de uso de eletrônicos durante taxiamento, pouso e decolagem, a Administração Federal de Aviação (FAA), a Anac americana, está revisando suas normas, mas a mudança não inclui os smartphones, apenas eletrônicos "para leitura", como Kindles e iPads.

A campanha pela liberação do uso de eletrônicos durante todo o voo está sendo liderada pelo jornalista Nick Bilton, do New York Times. Desde 2011 ele vem escrevendo sobre como a FAA – e o que ele diz também vale para a Anac – não tem embasamento técnico para a decisão de proibir o uso de eletrônicos para os passageiros.

Pelas regras atuais no Brasil, os aparelhos só são permitidos acima de 10 mil pés. "Esses aparelhos, quando ligados e aptos a receber ou enviar algum tipo de sinal, podem interferir nos equipamentos da aeronave. Isso não quer dizer que efetivamente interferem", afirmou, em nota, a Anac, mostrando que ela própria não tem certeza se há ou não interferência.

Questionada sobre os estudos técnicos que embasam a decisão, a agência apontou apenas para os textos que regulamentam a aviação civil no Brasil – é lá que estão as regras, mas não o porquê de elas terem sido criadas.

Dois pontos

Em geral, há duas principais questões que levantam suspeitas sobre o uso de eletrônicos: interferência e o risco de um desses objetos voar e machucar alguém. Neste último caso, um Kindle ou um iPad hoje são muito mais leves que qualquer cópia em papel de Guerra e Paz.

No primeiro ponto a questão é mais complicada. Ainda assim, a própria Anac afirma que nunca houve registro de acidentes causados por uso de celular em voos: "Lembramos que a Anac não tem registros de acidente/incidente aéreo provocado por interferência de aparelhos celulares no Brasil. Houve episódios isolados de identificação de interferência devido a esses tipos de aparelhos eletrônicos, mas sem danos aos voos".

O piloto pode

A interferência também parece não ser um problema quando a Anac afirma que pilotos e copilotos têm permissão para uso de eletrônicos. Companhias americanas que operam no Brasil já oferecem iPads para auxiliar a tripulação durante o voo. Se eles podem, por que os passageiros não?

TAM e Gol foram procuradas pela reportagem, mas só a Gol respondeu às perguntas, e apenas parcialmente: "A Gol cumpre a legislação vigente, da Anac, que permite o uso dos equipamentos eletrônicos a bordo, acima de 10 mil pés. A companhia está atenta à legislação e irá se adaptar caso existam mudanças".

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