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O Dia Internacional do Consumidor deste ano contou com feira de serviços, organizada pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor, Procon-PR, nesta terça-feira (15) na Praça Santos Andrade, no centro de Curitiba. O evento contou com a participação da Copel, Sanepar, Detran, Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Agência Nacional de Saúde (ANS). Somente no ano anterior o Procon-PR atendeu cerca de 130 mil consumidores. Destes atendimentos 6.938 reclamavam do serviço dos bancos, ultrapassando as reclamações de telefonia fixa pela primeira vez em mais de 10 anos no estado. Dentre as queixas mais frequentes dos consumidores em relação aos bancos estão as cobranças indevidas, juros abusivos, parcelamento e renegociação de dívidas e descumprimento da oferta.

Em segundo lugar está o serviço de telefonia fixa, com 6.734 queixas registradas por cobrança indevida, cancelamento de contrato, descumprimento da oferta e cobrança de serviço não solicitado, entre outros. Assuntos relacionados à telefonia celular, cartão de crédito e financeiras estão entre as empresas que mais recebem reclamações dos consumidores.Atendimento via internet

O Procon-PR disponibilizou em seu site uma ferramenta que se destina aos fornecedores, que não precisarão ir para o Procon-PR, ou aos 27 órgãos municipais integrados, para obter consultas telefônicas, atendimentos pessoais, processos administrativos de reclamação e outros serviços.

Para ter acesso ao sistema, é preciso solicitar o login e senha se acesso encaminhando um e-mail para cadastrocnpj@procon.pr.gov.br. Com login e senha em mãos, o acesso ao sistema é feito na página inicial em Serviços, clicando no link "Fornecedor – Consulta de atendimentos pelo CNPJ".

Um boletim informativo do Procon-PR deve ser implantado neste mês com novidades, informações e dicas sobre consumo. Para receber o informativo é preciso se inscrever pelo e-mail no site.

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