• Carregando...

Xisto

São Mateus pode ter termelétrica

A Petrobras estuda construir uma usina termelétrica em São Mateus do Sul, na região Sul do Paraná. O projeto está associado à Unidade de Industrialização do Xisto (Six), que completou 55 anos em 2009, e terá capacidade para produzir 150 megawatts (MW) de eletricidade, suficiente para abastecer uma cidade com 500 mil habitantes. "Estamos fazendo avaliações técnicas para abastecer as caldeiras com as partículas mais finas de xisto, que hoje não são aproveitadas na produção de combustíveis", explica o diretor de abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa. Hoje, essas partículas são depositadas nas minas de onde o xisto é extraído e são cobertas com vegetação. (GO)

A Petrobras prevê a montagem de uma complexa logística de distribuição de óleo diesel a partir de 2013. A operação será necessária para atender a uma resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) que exige a oferta de combustível "limpo" para uso em motores mais eficientes. Por isso, durante alguns anos os postos terão três tipos de diesel, uma vez que a empresa não terá como abastecer toda a frota com a versão menos poluente do combustível, chamado de S-10.

O fornecimento do S-10, chamado assim por conter 10 partes por milhão (ppm) de enxofre em sua composição, é necessário para que o país adote motores da categoria Euro 5, que emitem menos poluentes. O Euro 5 deveria entrar no mercado brasileiro apenas em 2016, mas sua adoção foi antecipada pelo Conama para 2013 porque a indústria automotiva não cumpriu o prazo de colocar nas ruas caminhões e ônibus com o padrão Euro 4 – que já exigiriam um diesel menos poluente, o S-50 (com 50 ppm de enxofre).

Frota de ônibus

Como parte do acordo da indústria com o Conama, a Petrobras vem aumentando o fornecimento do S-50 nas regiões metropolitanas. Aos poucos ele substituirá o S-500 (com 500 ppm). Em algumas capitais, o diesel S-50 será oferecido a toda a frota, enquanto em outras cidades o fornecimento começa pelos ônibus urbanos. Esse é o caso de Curitiba, onde desde o começo de agosto o transporte coletivo roda com o combustível. A vantagem imediata da substituição é que os veículos passam a emitir menos partículas de enxofre, que causam doenças respiratórias e aumentam a acidez da chuva. Com os motores Euro 5 as emissões, inclusive de gases poluentes, seriam ainda menores.

A introdução é gradual porque a Petrobras ainda está investindo na produção do diesel mais limpo. O combustível trazido a Curitiba é importado da Índia e só será fabricado na Repar, a refinaria de Araucária, quando for terminada sua reforma, em 2011. "Mas a qualidade do combustível não é suficiente. Precisamos ter os motores mais eficientes", diz o diretor de abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, que esteve ontem em Curitiba para o lançamento do S-50.

A partir de 2013, a Petrobras terá de oferecer o S-10 para abastecer caminhões e ônibus que saírem de fábrica com os motores Euro 5. Além disso, ela manterá na cidades do interior o S-500 – que, vai substituir o diesel usado hoje, o S-1800, mais poluente do que o vendido nas capitais. Por algum tempo, os postos das grandes cidades também terão o S-50, que poderá abastecer modelos com motores antigos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]