i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Câmbio

O que há de bom e o que há de ruim na alta do dólar

  • 27/11/2019 20:50
Alta do dólar traz reflexos positivos e negativos na economia brasileira
Alta do dólar traz reflexos positivos e negativos na economia brasileira| Foto: Bigstock

A alta na cotação do dólar, que atingiu novo recorde nominal ao atingir R$ 4,26 nesta quarta-feira (27), tem gerado uma certa apreensão de setores do mercado, governo e consumidores. Afinal, não dá para prever quanto tempo vai durar a escalada da moeda americana, mas é possível listar alguns prós e contras desse preço.

Até o presidente Jair Bolsonaro, que repete a exaustão que não entende de economia, fez essa ponderação de que há pontos positivos e negativos na atual cotação. “Se você for analisar, na ponta da linha tem vantagens, prós e contras no dólar a 4,21 como está agora”, declarou o presidente na terça-feira (26) pela manhã, quando citou a cotação que o dólar fechou a segunda-feira (25).

Ele disse que estava torcendo para que o preço da moeda diminuísse. “Espero que caia, torço, torço para que caia a taxa Selic, que aumente nossa credibilidade diante do mundo. Agora a economia, é como eu disse, eu sou técnico de futebol. Quem entra em campo são os 22 ministros. Paulo Guedes está jogando na economia”, declarou ao sair do Palácio da Alvorada.

Vale ressaltar que esses recordes da cotação do dólar correspondem aos valores nominais da moeda em comparação ao real. Em termos práticos, a cotação de hoje é inferior às de 2002, por exemplo, porque há 17 anos de inflação acumulados que alterariam esses valores e também variações no poder de compra.

Bolsonaro está certo: há pontos bons e ruins para a alta do dólar, que vão além do incentivo para exportações e daquela viagem ao exterior que vai ficar mais cara. A Gazeta do Povo conversou com três especialistas – Cristiane Quartaroli, economista e estrategista de câmbio Banco Ourinvest, Marcelo Curado, professor de economia da UFPR, e Luciano Nakabashi, professor da Faculdade de Economia e Administração da USP de Ribeirão Preto – para listar o que está em jogo com a variação do câmbio.

Pontos negativos da alta do dólar

Poder de compra

Aquela viagem para o exterior fatalmente ficará mais cara, assim como as compras que muitas pessoas planejam fazer fora do país. O dólar mais alto reduz o poder de compra, lembra Luciano Nakabashi, da USP Ribeirão Preto. “De uma forma geral, aumenta o preço dos importados, seja o que compra aqui ou o que compra fora”, lembra.

E essa ressalva sobre o que é comprado aqui no Brasil é importante, porque muito do que consumimos é suscetível a flutuações do câmbio. Um exemplo é a gasolina. Há alguns anos, a Petrobras mudou sua política de preços para combustíveis e repassa reajustes mais frequentes às distribuidoras – e consequentemente aos postos – por causa da variação do preço internacional do petróleo, que é negociado em dólar.

Risco de alta da inflação

É imprevisível cravar quanto tempo essa alta do dólar vai durar, porque a escalada da moeda americana responde a uma série de fatores internos e externos. Mas, um sinal de alerta que aparece é o risco de alta da inflação. Como atualmente a nossa taxa está muito baixa, o impacto deve ser menor. O preço da gasolina, por exemplo, pode pressionar o resultado da inflação pontualmente. O problema é caso a alta no câmbio persista. “Hoje esse efeito é pequeno, porque você está com a economia mais parada e as empresas não repassam o aumento do custo das matérias-primas para o preço final. Se a economia retoma, aí pode ter um problema de efeito de câmbio na inflação”, alerta Marcelo Curado, da UFPR.

Para Cristiane Quartaroli, do Banco Ourinvest, é preciso estar atento ao comportamento do Banco Central, que está promovendo leilões da moeda americana para controlar o câmbio, e a conjuntura econômica. “Se o dólar ficar em patamar elevado por muito tempo, mesmo que tenha um nível de atividade mais baixo, pode bater na inflação e aí vai influenciar”, explica.

Dívidas em dólar

Esse é um ponto que afeta principalmente as empresas que possuem dívidas em dólar, mas geram receitas em real. “Para empresas, um fator muito importante é o endividamento em dólar. É uma questão chave e que pode afetá-las muito negativamente. Vão ter que gerar mais receita para cumprir os compromissos”, pondera Marcelo Curado.

Pontos positivos da alta do dólar

Estímulo às exportações

A alteração no câmbio tem um efeito de estímulo às exportações que tende a ser mais positivo do que negativo. Cristiane Quartaroli, do Banco Ourinvest, cita um caso específico, que é o da exportação de carne. A China vem enfrentando um problema de peste suína, o que a levou a comprar mais carne bovina do Brasil. “É bom para a gente, porque vamos exportar mais e com o dólar mais alto. Recebemos um volume maior em dinheiro”, pontua.

No geral, é esse pagamento com uma moeda mais valorizada que traz o benefício. Cristiane pondera, ainda, que esse quadro não se aplica a todas as exportações nacionais. Um exemplo é a soja. O principal comprador do grão brasileiro é a China. Mas, em meio à guerra comercial com os Estados Unidos, os chineses passaram a importar mais soja dos americanos do que a nacional. Essa redução da importação da soja brasileira acaba fazendo com que a alta do dólar não tenha um efeito tão relevante.

Demanda de produção interna

O professor Marcelo Curado lembra que tornar as importações mais caras é ruim para o consumidor, mas pode ser positiva para alguns setores industriais. Em que pese que para quem importa máquinas e equipamentos e outros produtos, que vão pagar mais caro por eles, há um ponto positivo no estímulo de demanda da economia. Isso acontece porque se há redução na importação, consequentemente é preciso comprar mais bens produzidos no mercado interno.

A oscilação do câmbio é ruim porque gera incerteza e prejudica em algum grau tanto importadores quanto exportadores, mas no atual momento da economia brasileira pode ser vista como algo positivo. Quem explica é o professor Luciano Nakabashi, da USP Ribeirão Preto. “Se se mantém esse nível mais depreciado [do câmbio], acaba estimulando a indústria do Brasil e tem um aspecto positivo nesse sentido. A depender do tempo, se tiver apreciação ou depreciação, você pode mudar a estrutura produtiva”, analisa.

36 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 36 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • W

    William Bones

    ± 21 horas

    Os únicos motivos plausíveis que vejo para se ter carro hoje em dia: Ter uma grávida em casa ou alguém doente ou idoso que precise ir ao hospital diariamente ou usar o carro como ferramenta para ganhar dinheiro (uber, vendedor de porta em porta, etc). Se for por outro motivo e está reclamando dos gastos com combustível então mesmo com a alta do dolar ou não você não sabe dar valor ao teu dinheiro. Pega um busão ou um uber. Estou preocupado com o preço da gasolina porque isso impacta diretamente no frete e consequentemente no preço dos produtos nas prateleiras de mercados. Ponto.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • N

      Nícolas

      ± 21 horas

      Começo a sentir falta de um Gustavo Franco n'algum lugar do governo... Ele jamais defendeu moeda fraca...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • D

        David de Carvalho

        ± 24 horas

        Que bom que acabou a roubalheira do PT com dólar a R$ 2,00. Graças ao governo fascista sem roubalheira estamos chegando ao Penta , quem sabe ao Hexa!!! Viva!!!!

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        1 Respostas
        • W

          William Bones

          ± 21 horas

          Não leu né, eu ajudo: "Em termos práticos, a cotação de hoje é inferior às de 2002, por exemplo, porque há 17 anos de inflação acumulados que alterariam esses valores e também variações no poder de compra."

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

      • N

        Nielsen

        ± 1 dias

        Alta do dólar é boa para quem exporta , como não vive do agronegócio e tampouco exporto nada, estou como a maioria só esperando o impacto do Tsunami , aliás que já chegou em 3 meses paguei a gasolina : 3.98 o litro aí veio o repasse de 2% nas refinarias, passou para 4.05 , o preço mais baixo q achei, e agora com a alta do dólar 4.29 , receitei a cidade e achei a 4.14, pois é , consumidor final só enfrenta isso, e ainda vai chegar o impacto nos alimentos etc..

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        2 Respostas
        • W

          William Bones

          ± 21 horas

          Anda de ônibus então. Tá bem de boa hoje em dia. Ah tem uber também. Aliás, tu vai economizar mais independente da alta da gasolina ou não.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

        • N

          Nícolas

          ± 21 horas

          E com o aumento do preço de tudo, por tabela, aumenta-se os impostos arrecadados em real. No fundo, começo a achar que é desespero do Guedes a colocar o pires embaixo de onde quer que o dinheiro pingue uma vez que o ajuste fiscal é sabotado dia sim outro também.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

      • L

        Luca

        ± 1 dias

        Dizer que o aumento do dólar estimula a indústria brasileira funciona em parte, pois falta estímulo do governo em diminuir o gasto público inútil e dar segurança jurídica...se empresários, empreendedores, investidores etc. não se sentem seguros, não vão produzir com qualidade.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • B

          B.D.Costa

          ± 1 dias

          Que governo é esse que culpa as reservas indígenas e reservas florestais da amazonia pela alta no preço da carne? é o mesmo que culpa o indio pela escravização dos negros... crimes contra a humanidade, precisa ser deposto antes que acabe com o país.. e o povo recebe em real, nao em dolar... pagamos em dolar e recebemos em reais... isso é certo? quem ganha com dolar em alta é quem tem dinheiro, nao a massa trabalhadora.. essa paga a conta

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          1 Respostas
          • W

            William Bones

            ± 21 horas

            Mas é o que?

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • B

          Berto Rezende

          ± 1 dias

          Nestes momentos de mercado é que precisa exercer o patriotismo que o governo diz ter, é só sobretaxar a exportação de produtos que podem faltar no Brasil como ex. Carne, o preço interno continua o mesmo, o governo arrecada mais e exportador continua exportando. O que não é justo é mandar toda carne pra fora a preço de banana e agente ficar pagando o preço da falta dela aqui dentro do nosso país.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • A

            AS

            ± 1 dias

            A situação do dólar está refletindo, precisamente, as prioridades do presente governo. Dólar alto é bom para as empresas (pois exportam mais) e ruim para as pessoas físicas (pois pagam mais caro em quase tudo).

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • L

              Leandro.p.

              ± 1 dias

              Como não sou fazendeiro de soja, muito menos pecuarista, só vi desvantagem no dolar alto. Sinceramente não vi vantagem em nada neste sentido.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • R

                Ronaldo Quinto

                ± 1 dias

                Sobre a questão e para reflexão, recomendo a leitura do artigo "Os três tipos de regimes cambiais existentes - e qual seria o mais adequado para o Brasil", de Leandro Roque, publicado no site do Instituto Mises Brasil. https://www.mises.org.br/Article.aspx?id=2196

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • B

                  Baulé

                  ± 1 dias

                  dolar SEMPRE é bom para paises em desenvolvimento, vejam as manobras que a China e a Coréia do Sul fazem para manterem suas moedas desvalorizadas. Dolar baixo só é bom para país desenvolvido, o que não é o nosso caso!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  1 Respostas
                  • N

                    Nícolas

                    ± 21 horas

                    É bom para aqueles com parque industrial pujante, onde a guerra cambial lhes favorece. Passa longe de ser o caso brasileiro: não produzimos nosso maquinário, o importamos. Tenho de discordar com veemência da sua situação. Não podemos comparar o Brasil com outros países -- nem sequer com os da AL.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • A

                  Aldo

                  ± 1 dias

                  Passação de pano para o desastre, e gente vê por aqui...

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • B

                    BIG MAN

                    ± 1 dias

                    O engraçado é que aumenta gasolina, alimentos, agua, luz , gas e a inflação não aumenta!! é magica!!!!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    2 Respostas
                    • N

                      Nícolas

                      ± 21 horas

                      Aumentou para as classes AB e diminuiu para as outras. Daí o discurso. A *minha* inflação (da minha "cesta de serviços e produtos") passou longe da oficial... E o salário, ó... (ainda levantando as mãos por tê-lo... dureza.)

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                    • M

                      Maquiavel

                      ± 1 dias

                      E o salário então...

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • R

                    Renato

                    ± 1 dias

                    Me desculpem mas não consigo ver a vantagem na alta do dólar, Dólar alto e a china comprando mais carne do brasil, consequência sobe o preço da carne internamente, dolar mais alto sobre o preço do petróleo, logo sobe o preços dos combustíveis, logo sobe o preço de tudo que depende de frete, dólar mais alto, sobe o preço do trigo, logo sobe o preço de todos os produtos a base de trigo, ou seja dólar alto = a inflação alta. ganham 500 exportadores perdem milhões de Brasileiros.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    3 Respostas
                    • N

                      Nícolas

                      ± 21 horas

                      E no médio/longo prazo, com a moeda derretendo, não pense que haverá investimentos... Uma hora o ciclo de investimento de capital (chão de fábrica) precisará ser feito e esse lucro obtido se derrete com maior desvalorização da moeda.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                    • R

                      Renato

                      ± 1 dias

                      Alex Fox: Alex concordo e entendo o seu raciocínio, mas é no curto prazo que a população é atingida com aumento imediato de preços, contudo o retrocesso do mesmo é sempre lento, como a experiência nos mostra. Infelizmente a velocidade do retrocesso dos preços é inversamente proporcional a do aumento.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                    • A

                      Alex Fox

                      ± 1 dias

                      É muito mais complexo que isso. Num primeiro momento o que você diz está correto, mas não podemos olhar apenas para o curto prazo. O dólar alto e juros baixos vão incentivar investimentos no país no médio e longo prazo. O lucro dos exportadores irá incentivar maior produção no país para adequar oferta e demanda, enfim, apesar do dólar alto no momento, o país está no caminho certo. Antigamente o governo emitia títulos a juros de duas casas, assim os dólares que entravam no país não viraram investimentos, apenas capital especulativo.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • D

                    Diego Alexandre Matoso

                    ± 1 dias

                    Como se só os "ricos" saíssem prejudicados por "não poderem mais fazer suas viagens internacionais"... Esqueceram de mencionar que, com a alta do dólar, tudo que o país importa (por exemplo, trigo) automaticamente também sobe de valor, e impacta o preço final de muitos produtos que "cidadãos comuns" compram no dia a dia (por exemplo, pão). Ou seja, todos são afetados e, mais uma vez, os pobres é que acabam sofrendo mais.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • A

                      AMAURI

                      ± 1 dias

                      Bozo nunca tem culpa de nada. HIPÓCRITA MALDITOS DESGRAÇADOS.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      1 Respostas
                      • M

                        Mirtão

                        ± 1 dias

                        noooooooosa! A boneca tá nervosinha tá?

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • M

                      Marcos eisenschlag

                      ± 1 dias

                      Dolar alto nunca e' bom. Sempre indica que voce perdeu poder de compra e que seus ativos (carros. propriedades, titulos) agora valem menos. Agora atribuir isso so' a fatores internos e' desconhecer economia. Diminuir os juros sim diminuiu ainda mais a atratividade para o capital especulativo, mas ele ja' vem saindo do Brasil ha' algum tempo. E nao so' do Brasil, mas de todos os paises 'em desenvolvimento ou terceiro-mundistas'. E vai em direcao a lugares mais seguros como os treasuries de longo prazo, por isso a inversao da curva de juros americana e isso indica so' uma coisa: diminuicao do apetite pelo risco e cenario recessivo a frente.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • J

                        JAMC

                        ± 1 dias

                        Se fosse governo PT era culpa dele , como é governo do ToperaSONARO, nada mais justo , culpa dele ...

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        1 Respostas
                        • E

                          Eduardo Leivas Bastos

                          ± 1 dias

                          Culpa de que? Do dólar caro? Acorde!!

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • J

                        José Airton Gernano da Silva

                        ± 1 dias

                        A GAzeta tornou-se "bate pau" do governo Bolsonaro. Isso não tem nada haver com ser liberal ou não. Isso significa politicagem da pior estirpe. Lamentável. A GAZETA E O FUNDO DO POÇO. Como querer suavizar a alta do dólar??? O país está numa crise absurda, com o câmbio muito desfavorável mais caro fica o acesso a tecnologias de ponta, a modernização da estrutura produtiva vai ficando cada vez mais lenta. Pelo amor de Deus. PRECISAMOS SALVAR O BRASIL DESSES FANÁTICOS.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        3 Respostas
                        • D

                          Diego Alexandre Matoso

                          ± 1 dias

                          Fanáticos do Bolsonaro = Fanáticos do Lula. Coloquem todos num **** e mandem para Marte!

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                        • B

                          BIG MAN

                          ± 1 dias

                          jornaleco de provincia. jornalismo tendencioso. não tem utilidade publica! lixo.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                        • S

                          STF

                          ± 1 dias

                          O duro é saber de quais fanáticos temos que nos livrar.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • S

                        STF

                        ± 1 dias

                        Para o consumidor, dólar alto, é tudo de ruím.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • ██

                          ± 1 dias

                          Alta do dólar....bom para exportadores e o povão que se lasque.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          Fim dos comentários.