O dólar fechou com valorização frente ao real no pregão desta quarta-feira (25), em meio à cautela dos investidores com a atuação do Banco Central (BC) no mercado cambial. A moeda americana encerrou com alta de 0,26%, cotada a R$ 2,249.

CARREGANDO :)

Durante a sessão, os agentes financeiros agiram com cautela e adotaram posições conservadoras diante da dúvida que pairava no mercado sobre se o BC rolará os contratos de "swap" que vencem na virada do mês.

"Na realidade o que acontece é que como a gente não tem uma nova preocupação, os investidores arrumaram uma: se o BC rola ou não rola", afirmou Reginaldo Galhardo, gerente de câmbio da Treviso Corretora, referindo-se à rolagem ao lote de contratos de swap cambial que expiram em 1° de abril.

Publicidade

"Como o BC ainda não está informando nada em relação a se irá renová-los ou não, o mercado está se resguardando", avaliou Galhardo. De acordo com dados da autoridade monetária, esses contratos somam perto de US$ 7,6 bilhões. As dúvidas só diminuíram no final da sessão, quando o BC iniciou uma pesquisa de demanda para medir as condições para a realização de um leilão de "swap" cambial na quinta-feira, para iniciar a rolagem dos contratos.

Mesmo com a notícia do possível leilão, a cotação da divisa dos EUA perdeu valor mas não teve tempo para sair da tendência de alta, e fechou o dia com elevação frente à moeda brasileira.

Veja também
  • Bovespa sobe 0,78% após pregão instável
  • Ipea prevê que pior da crise já passou e que economia crescerá 2% neste ano