• Carregando...

O dólar no Brasil apresenta desvalorização nominal pelo quinto ano consecutivo e, até o dia 31 de outubro, a moeda americana acumula a maior perda acumulada anual da história do Brasil com perda de 18,43%, superior à queda de 18,23% acumulada no ano de 2003, ano em que a moeda norte-americana teve a primeira desvalorização nominal tendo a moeda brasileira como referência. Os dados fazem parte do estudo da consultoria Economática.

Segundo a Economática, a maior desvalorização acumulada em 2007 entre as oito regiões acompanhadas pela consultoria (Zona do Euro, Brasil, México, Venezuela, Colômbia, Peru, Chile e Argentina) ocorreu no Brasil com a queda de 18,43%. A Argentina é o único país onde a moeda americana apresenta valorização no ano, com alta de 2,59% até outubro. Já na Venezuela, a moeda americana mantém a estabilidade devido ao congelamento do câmbio oficial no país.

Uma análise de mais longo prazo (desde janeiro 2003, início do governo Lula) da Economática mostra que, no Brasil, o dólar tem a sua maior desvalorização acumulada entre os oito países estudados com perda de 50,64%, seguido pelo Chile com perda de 31,34%. Nesse período, somente o México e a Venezuela apresentam valorização, de 3,78% e 53,24%, respectivamente. A Venezuela iniciou o congelamento da moeda americana em fevereiro de 2003, com dois ajustes, em 2004 e em 2005.

A análise da consultoria leva em conta a cotação de venda oficial da moeda americana, a Ptax, calculada pelo Banco Central.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]