• Carregando...

A tabela ao lado pode ajudar proprietários de carro bicombustível a fazer a escolha mais econômica nos postos. Ela mostra o preço máximo do litro do álcool para que esse combustível seja mais vantajoso que a gasolina. Devido à enorme variedade de valores cobrados nos postos, a tabela enumera 61 opções de preços de gasolina e os valores máximos do litro do álcool que representariam ganho para o motorista em cada um desses casos. Sempre que o álcool ultrapassar esse máximo, o motorista ganha se optar pela gasolina.

Os cálculos foram feitos a partir de orientação do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-USP), uma das maiores autoridades do país em relação ao álcool, que recomenda ao motorista não abastecer o veículo flexfuel com álcool sempre que o preço do litro superar 70% do valor da gasolina. O porcentual reflete o menor rendimento do álcool, que faz o veículo rodar menos quilômetros que a gasolina com um mesmo volume de combustível.

Vale procurar

Além de fazer a escolha mais econômica, a tabela também pode ajudar na auto-regulamentação do mercado, evitando que os motoristas aceitem a cobrança de preços abusivos – ontem o litro do álcool chegou a atingir o recorde de R$ 2,189 na cidade de Curitiba. O dono do veículo interessado em economizar pode imprimir a tabela e deixá-la dentro do veículo para consulta sempre que for abastecer o carro.

Aliada ao uso da tabela, a pesquisa pode ajudar o consumidor a economizar, já que os preços não foram alinhados pelos postos e apresentam forte variação, conforme a região da cidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]