• Carregando...

Os jornais britânicos vêm distribuindo como brindes um número tão grande de DVDs quanto o vendido em lojas, o que revela um fator que vem contribuindo discretamente para o declínio do formato que no passado recente era uma das maiores fontes de receita para Hollywood.

Os DVDs distribuídos como brindes pelos jornais, entre os quais "Guerra nas Estrelas" e "Donnie Darko", desvalorizam o formato aos olhos dos consumidores, pois um quarto deles disse que compraria o mesmo título, caso o encontrasse em uma loja por um preço razoável, de acordo com um relatório divulgado na quinta-feira.

No primeiro trimestre de 2006, cerca de 54 milhões de DVDs foram distribuídos aos consumidores britânicos que compraram jornais ou revistas, número semelhante ao vendido pelo varejo no mesmo período, informou o grupo de pesquisa de mercado Screen Digest, com base em dados fornecidos pela TNS e Ipsos.

O resultado é comparado aos 130 milhões de DVDs distribuídos como brindes pelos jornais nacionais do país em 2005, entre os quais Daily Telegraph, Times, The Sun e Daily Express, contra vendas de 211 milhões de unidades no varejo.

Ainda que a maior parte dos brindes seja formada por filmes velhos e ocasionalmente esquecidos, a Screen Digest estimou que, caso tivessem sido adquiridos no varejo, os DVDs distribuídos como brindes em 2005 representariam faturamento de 495 milhões de libras (US$ 938,4 milhões).

Em termos mais realistas, se um quarto dos domicílios que receberam DVDs grátis tivesse adquirido um disco a mais por trimestre, a preço - bastante reduzido - de quatro libras, os gastos adicionais com o formato chegariam a 50 milhões de libras no Reino Unido.

Isso teria elevado em 2,3%, para 2,3 bilhões de libras, as vendas totais de DVDs, segundo a Screen Digest, que em lugar disso se mantiveram inalteradas ante o ano anterior, pela primeira vez nos nove anos de história do formato.

- É evidente que a quantidade de discos gratuitos em circulação no mercado tem efeito negativo sobre a compra de DVDs - disse Helen Davis Jayalath, analista sênior de entretenimento doméstico na Screen Digest.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]