Os jornais britânicos vêm distribuindo como brindes um número tão grande de DVDs quanto o vendido em lojas, o que revela um fator que vem contribuindo discretamente para o declínio do formato que no passado recente era uma das maiores fontes de receita para Hollywood.
Os DVDs distribuídos como brindes pelos jornais, entre os quais "Guerra nas Estrelas" e "Donnie Darko", desvalorizam o formato aos olhos dos consumidores, pois um quarto deles disse que compraria o mesmo título, caso o encontrasse em uma loja por um preço razoável, de acordo com um relatório divulgado na quinta-feira.
No primeiro trimestre de 2006, cerca de 54 milhões de DVDs foram distribuídos aos consumidores britânicos que compraram jornais ou revistas, número semelhante ao vendido pelo varejo no mesmo período, informou o grupo de pesquisa de mercado Screen Digest, com base em dados fornecidos pela TNS e Ipsos.
O resultado é comparado aos 130 milhões de DVDs distribuídos como brindes pelos jornais nacionais do país em 2005, entre os quais Daily Telegraph, Times, The Sun e Daily Express, contra vendas de 211 milhões de unidades no varejo.
Ainda que a maior parte dos brindes seja formada por filmes velhos e ocasionalmente esquecidos, a Screen Digest estimou que, caso tivessem sido adquiridos no varejo, os DVDs distribuídos como brindes em 2005 representariam faturamento de 495 milhões de libras (US$ 938,4 milhões).
Em termos mais realistas, se um quarto dos domicílios que receberam DVDs grátis tivesse adquirido um disco a mais por trimestre, a preço - bastante reduzido - de quatro libras, os gastos adicionais com o formato chegariam a 50 milhões de libras no Reino Unido.
Isso teria elevado em 2,3%, para 2,3 bilhões de libras, as vendas totais de DVDs, segundo a Screen Digest, que em lugar disso se mantiveram inalteradas ante o ano anterior, pela primeira vez nos nove anos de história do formato.
- É evidente que a quantidade de discos gratuitos em circulação no mercado tem efeito negativo sobre a compra de DVDs - disse Helen Davis Jayalath, analista sênior de entretenimento doméstico na Screen Digest.
-
Derrubada de veto pode criminalizar fake news e empoderar agências de checagem
-
Por que Elon Musk não cumpre suas promessas?; acompanhe o Sem Rodeios
-
Entrevista: secretário de privatizações de Tarcísio promete 44 leilões até 2026
-
Sol retorna por longo período no RS após novo ciclone com ventos de até 100km/h
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Petrobras terá nova presidente; o que suas ideias indicam para o futuro da estatal
Agro gaúcho escapou de efeito ainda mais catastrófico; entenda por quê
Deixe sua opinião