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Grandes empresas brasileiras têm descoberto na educação digital – chamada de "e-learning" – uma maneira inteligente e barata de levar formação aos seus funcionários. O modelo mostra-se interessante primeiramente por seu poder de alcance, já que determinado curso pode ser aplicado a vários colaboradores independentemente de onde eles estejam. Exatamente por isso, o e-learning é também uma opção barata, já que evita o custo com deslocamento e alojamento dos funcionários e outros gastos.

Para o diretor da Universidade da Indústria (Unindus), Marcos Mueller Schlemm, estes dois fatores são responsáveis pelo aumento da oferta de treinamento de grandes empresas para seus funcionários. "Mas muitos empresários ainda não percebem o poder de democratização do ensino que tem o e-learning", afirma o diretor. Ainda assim, ele projeta um grande aumento na modalidade no Brasil.

Desde segunda-feira, a Unindus realiza, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), o 2.º Seminário de Educação Corporativa, cujo tema é exatamente o uso do e-learning nas organizações. Grandes empresas com sede no Paraná – como Renault, Volvo e Sadia, entre outras – têm apresentado seus cases de sucesso na área.

"Mas é claro que o e-learning tem que ser uma somatória com outras ferramentas para o desenvolvimento das pessoas", afirma Sônia Maria Barcellos Siqueira, gerente corporativa de Recursos Humanos da Rede Paranaense de Comunicação (RPC).

Hoje, dia de encerramento do seminário, ela apresenta palestra sobre como os cursos da Universidade Virtual Globo (Uniglobo) ajudaram no processo de capacitação dos funcionários da RPC.

A Uniglobo oferece 142 cursos às 116 afiliadas da Rede Globo no Brasil. Na palestra, Sônia vai mostrar como a experiência ajudou profissionais da RPC, em curto espaço de tempo, a se desenvolverem e inclusive melhorarem de posição dentro da empresa.

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