• Carregando...

Recentemente, dois grandes provedores anunciaram a expansão da capacidade de armazenamento dos e-mails de seus clientes. O Terra lançou o Gigante, email com 5 GB de armazenamento; já a Globo.com oferece o Globomail Plus, com 10 GB. Há poucos anos, nenhuma caixa postal passava dos 20 MB. A aparição do Gmail, em 2004, mudou o cenário, revolucionando primeiro com 1 GB de armazenamento, pulando logo depois para os 2 GB. Agora, espaço não é mais o único diferencial. O e-mail do futuro – e o futuro já começou – será a conjugação de outros três elementos: simplicidade, segurança e capacidade de migração para dispositivos móveis.

Hoje, já há mais de 660 milhões de pessoas usando e-mail para se comunicar e, segundo pesquisa da empresa americana Radicati, 135 bilhões de mensagens eletrônicas são trocadas por dia. Se já é complicado gerenciar tanta informação circulando através da internet convencional, imagine quando forem incluídos, nesta soma, os usuários de telefone celular que, não restam dúvidas, também passarão a checar as caixas postais através de seus aparelhos.

Não foi só oferecendo mais espaço que o Google revolucionou os serviços de envio e recebimento de mensagens eletrônicas: o Gmail é um marco devido à simplicidade e a recursos avançados como a presença de pesquisa interna dentro da caixa postal. O Google Mail também foi construído baseado na nova filosofia da internet: criar aplicativos web que se assemelhem aos usados dentro do micro, como Outlook, Eudora ou ThunderBird (do Firefox).

Leia matéria completa no site da versão impressa da Gazeta do Povo. Conteúdo exclsuivo para assinantes

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]