• Carregando...

E-mails fraudulentos estão informando internautas de que eles foram sorteados pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos para ter o Green Card, e que devem pagar taxa de US$ 560 (em torno de R$ 930) para que eles recebam o documento. O Green Card é um visto de imigração que permite que o estrangeiro resida e trabalhe nos Estados Unidos. A Embaixada dos Estados Unidos deve divulgar nesta quarta-feira um alerta sobre o "crescimento expressivo" desse tipo de golpe.

Segundo o Consulado americano em São Paulo, são várias as fraudes que usam a identificação falsa do Departamento de Estado para oferecer o visto. Os "scams" neste caso são e-mails enviados para diferentes destinatários, sem solicitação - como os spams -, que configuram fraudes e tentam fazer com que o internauta realize pagamentos. Os e-mails têm sido recebidos em vários países. A Embaixada dos EUA em Londres já divulgou um alerta informando ter recebido "milhares" de questionamentos de internautas que receberam o e-mail.

Nem mesmo americanos estão livres. É o caso de Norman Gall, diretor executivo do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial e colaborador do jornal O Estado de S. Paulo. Residente no Brasil desde 1977, Gall nasceu em Nova York em 1933 e atualmente vive em São Paulo. "A fraude tinha um visual bem feito. Quem olha pode achar que realmente se trata de um informe oficial. Achei estranho que até eu, que tenho cidadania brasileira e americana, também recebi."

A 4.ª Delegacia de Delitos Cometidos por Meios Eletrônicos de São Paulo diz que ainda não recebeu nenhuma denúncia de e-mail fraudulento relacionado a vistos de imigração para os Estados Unidos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]