• Carregando...

Um endereço de e-mail que pode ser criado com um clique e que dura 10 minutos é a salvação para quem precisa se cadastrar num site ou fazer uma compra online sem precisar entregar seu endereço de e-mail pessoal e depois ficar sujeito ao recebimento de spams.

O serviço é oferecido pelo "10 Minute Mail". Basta entrar no site e clicar num link ("Get my 10 Minute Mail e-mail address") para receber o endereço temporário, sem precisar preencher nenhuma fixa. Depois de dez minutos, o e-mail expira automaticamente. Nesse meio tempo, é possível receber e responder e-mails. O serviço é fundamental para aqueles casos em que você precisa entrar na mensagem enviada por determinada loja ou instituição para validar o cadastro.

Por exemplo, digamos que alguém vá se cadastrar numa locadora de vídeos online. Essa pessoa oferece seu endereço temporário para o site, entra na caixa postal, valida o cadastramento e, depois, se livra automaticamente do e-mail - e das eventuais malas-diretas indesejáveis.

Se o usuário precisar de mais tempo, basta clicar num outro link para ganhar mais dez minutos de prazo, o que pode ser feito indefinidamente.

Mas o serviço só livra o internauta de divulgar seu endereço de e-mail na internet. Para se manter totalmente anônimo na hora de uma compra, por exemplo, são necessários outros serviços que permitam ocultar nome, CPF e número de cartão de crédito, entre outros.Veja alguns:

Idemix

A IBM anunciou neste ano um programa de computador, o Identity Mixer (Idemix), que promete proteger os dados pessoais de daqueles que realizam compras online.

Ao baixar músicas pela internet ou comprar um livro numa varejista, o internauta deixa dados que podem ser rastreados por um hacker. O programa permite que o internauta utilize uma "identidade artificial" emitida por fonte confiável, como um banco. Com o software, é possível fazer compras sem precisar revelar o nome verdadeiro ou o número do cartão de crédito, por exemplo.

O sistema dá credibilidade ao comprador junto à loja, atestando que trata-se de alguém respaldado por uma instituição e com fundos para fazer a aquisição. O software é livre, portanto, pode ser usado com tecnologias desenvolvidas por outras empresas. Saiba mais na página da IBM, em inglês.

InfoCard

O novo sistema operacional da Microsoft Windows Vista oferece um sistema para administração de identidades, o CardSpace. A ferramenta, conhecida como InfoCard, também atua como uma carteira digital, mas o software é proprietário e por isso pode ser incompatível com tecnologias de outras empresas.

Além disso, o sistema da Microsoft precisar entrar em contato com um provedor de identidade (como um banco) toda vez que precisar verificar uma informação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]