A economia da Alemanha se contraiu em 0,2 por cento no quarto trimestre, com declínio nas exportações e no consumo privado, mostraram dados nesta sexta-feira, mas analistas disseram esperar que o motor de crescimento da Europa ganhe fôlego novamente neste ano.

CARREGANDO :)

Os investimentos, particularmente no setor de construção, foram um ponto de destaque.

Os dados sazonalmente ajustados da Agência de Estatísticas confirmaram estimativa preliminar e mostraram que o comércio exterior e o consumo privado subtraíram, respectivamente, 0,3 e 0,1 ponto porcentual do Produto Interno Bruto.

Publicidade

As exportações, em particular, caíram 0,8 por cento no quarto trimestre depois de crescerem 2,6 por cento nos três meses anteriores. Economistas atribuíram a queda à demanda mais fraca da zona do euro, em função da crise de dívida soberana.

Os dados do terceiro trimestre foram revisados para cima, passando a mostrar crescimento de 1,2 por cento no consumo privado, contra alta de 0,8 por cento informado originalmente.

Os números desta sexta-feira mostraram que os investimentos apoiaram a economia alemã no quarto trimestre, particularmente os investimentos em construção, que aumentaram 1,9 por cento, adicionando 0,2 ponto porcentual ao PIB.