• Carregando...

A divulgação do documento conhecido como Livro Bege, que reúne as impressões de 12 escritórios regionais do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) sobre a economia, mostrou o consenso de que a situação nos Estados Unidos já começou a se estabilizar, "ainda que em um nível baixo".

Segundo a avaliação da maioria das praças, divulgada nesta quarta-feira (29), o ritmo de retração da economia se moderou nas últimas semanas. De uma maneira geral, entretanto, a avaliação é que a situação continua difícil em todos os setores.

O presidente norte-americano, Barack Obama, disse nesta quarta-feira que talvez a economia do país já viva o "princípio do fim" da recessão econômica. Em discurso, ele afirmou que a "queda livre" da economia já teria sido detida.

"Os mercados sobem e o sistema financeiro já não está à beira do colapso. Perdemos empregos à metade do ritmo que se registrava quando cheguei ao cargo, há seis meses", afirmou o presidente em Raleigh, na Califórnia, onde participou de um encontro com eleitores.

Setores

No que diz respeito às vendas do varejo, a maioria dos distritos afirmou que as vendas estão fracas. Isso impediu que os lojistas fizessem alterações significativas nos preços praticados, uma vez que o consumo das famílias continuou em patamar inferior ao registrado no ano passado.

Em relação à última divulgação do Livro Bege, o cenário para o setor manufatureiro se mostrou um pouco mais positivo. A avaliação comum é que a indústria continua com a demanda reprimida, com modestos sinais de melhora. Em relação às perspectivas para o curto prazo, o documento prevê "uma modesta e desigual recuperação na indústria ao longo dos próximos 6 ou 12 meses".

Trabalho e renda

Quanto ao mercado de trabalho, todos os distritos do Fed afirmaram que a situaçao está difícil, com as praças registrando demissões ou apenas a manutenção das vagas já existentes. Algumas cidades, como Boston, Cleveland, Chicago e Atlanta, afirmaram que algumas empresas começam a buscar profissionais com experiência que foram demitidos de concorrentes.

No que se refere à renda, houve queda na maioria dos distritos, consequência direta da redução da oferta de trabalho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]