Empresário disse que não tem mais interesse pela Vale| Foto: Marcos Porto/Ag. News

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) informou ter aplicado multa de R$ 100 mil ao empresário Eike Batista, por ele ter falado em período em que a legislação do mercado de capitais determinava que ficasse em silêncio.

CARREGANDO :)

Os diretores da comissão avaliaram que declarações do empresário no dia da abertura de capital da OGX na bolsa, em junho de 2008, ressaltavam aspectos que tornariam atraentes o investimento nas ações da empresa. A legislação determina que pessoas envolvidas no lançamento de ações cumpram período de silêncio.

Vale

Publicidade

Incomodado com o que classifica de "politização" de suas recentes declarações, o empresário Eike Batista, afirmou ontem ter desistido "no momento" de tentar comprar uma participação acionária na Vale. Há menos de uma semana, o discurso do empresário era diferente. Ele chegou a revelar que poderia voltar a negociar com o Bradesco e que também estaria de olho em um lote de ações da Previ, fundo de pensão do Banco do Brasil, na mineradora.

Nos últimos dias cresceram as suspeitas de que o governo estaria favorecendo o empresário. De acordo com essas notícias o presidente Lula estaria insatisfeito com a gestão de Roger Agnelli à frente da mineradora e, por isso, jogaria o peso que o governo tem na companhia – por meio do BNDES e dos fundos de pensão – para facilitar a substituição do executivo por Eike Batista.O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, disse ontem desconhecer a suposta intenção do presidente de interferir na administração da mineradora brasileira Vale.