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A Electrolux enfrentará mais ventos contrários na Europa neste ano, mas vê uma luz no fim do túnel nos Estados Unidos, disse a fabricante de eletrodomésticos nesta quinta-feira, depois de anunciar uma queda de quase 40 por cento no lucro de 2011.

Fabricantes de geladeiras, máquinas de lavar e aspiradores de pó sofreram com a fraca confiança do consumidor nos dois lados do Atlântico e se expandiram nos mercados emergentes. Essas companhias aumentaram os preços em 2011 para compensar os custos crescentes com matérias-primas e 2012 ainda parece desafiador.

"Apesar de acreditarmos que a tendência mudará para uma direção mais positiva na forma de graduais aumentos no preço, melhores mixes e menores custos, não estamos vendo que a demanda nos mercados maduros se recuperará no primeiro semestre de 2012", disse o presidente-executivo Keith McLoughlin em comunicado.

A Electrolux, cujos mercados maduros respondem por 65 por cento das vendas, viu o lucro antes de juros, impostos e itens não recorrentes de 2011 cair 39 por cento, para 3,98 bilhões de coroas suecas (592 milhões de dólares).

No quarto trimestre, o lucro caiu 16 por cento, para 1,44 bilhão de coroas, levemente acima dos 1,40 bilhão de coroas suecas previstas por uma pesquisa da Reuters com analistas.

O grupo prevê que a demanda neste ano ficará estável ou cairá até 2 por cento na Europa. Para os Estados Unidos, a estimativa é de estabilidade ou alta de até 2 por cento.

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