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Organizar uma confraternização familiar ou na empresa ficou muito mais fácil com a terceirização de serviços culinários. Homem Pizza, Mulher Massa, Porco no Rolete e Churrasco em Casa são algumas das opções para o anfitrião não perder a própria festa ao cozinhar ou servir os alimentos e sim usufruir do tempo com todos os convidados. Para quem gosta do cardápio terceirizado, uma boa notícia: ainda há muito espaço para o segmento crescer no Paraná. Para quem tem interesse em atuar nessa área, um alerta: não basta apenas saber cozinhar, é preciso planejamento.

O Homem Pizza está no mercado há 10 anos. O empresário Luiz Márcio Vacilotto lançou o conceito e agora convive com a concorrência, como o Super-Heróis da Pizza. Segundo Vacilotto, no ano passado a empresa atendeu a 152 mil pessoas. Mas o número poderia ser ainda maior já que, segundo ele, a taxa de ocupação foi de apenas 30%. O Homem Pizza tem 98 funcionários, que trabalham em equipes de um pizzaiolo e dois garçons para cada grupo de 40 pessoas. "É um conceito de trabalho que lançamos, que mexeu com o mercado gastronômico de Curitiba. Fico feliz que agora haja mais opções", diz Vacilotto. A empresa conta com todos os equipamentos para a confecção das pizzas, como forno, botijão de gás, formas e, claro, todos os ingredientes. Ao cliente cabe apenas organizar os pratos e talheres.

A principal propaganda para esses prestadores de serviço é aquela feita boca a boca. Na verdade, há pessoas que conhecem o serviço e gostam tanto que até querem participar do negócio. O Homem Pizza tem 19 franqueados no interior do estado, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais. "São pessoas que estavam de passagem por aqui e presenciaram um evento. Mas quem compra não pode revender o negócio, é intransferível. O franqueado tem de por a mão na massa", explica o empresário.

O espaço necessário para a confecção das pizzas é de pelo menos dois metros quadrados. Já no caso do churrasco em casa, a área de trabalho precisa ser um pouco maior. "Mas nós é que nos adaptamos ao espaço disponível", conta o empresário Célio Gabriel de Castro, da Cia. do Churrasco. Ele conta com a colaboração da família para tocar o negócio. São ofertadas carnes, saladas e, se o cliente escolher, bebidas.

As empresas que fazem churrasco em casa também contam com os equipamentos próprios, como grelhas e espetos e até churrasqueiras portáteis, se o cliente não tiver disponível. Além de oferecer um serviço que é fundamental para muitos anfitriões: a limpeza. Depois da refeição, a equipe deixa os utensílios limpos e tudo arrumado.

A gerente do escritório regional de Curitiba do Sebrae, Rosângela Angonesi, vê uma tendência de crescimento desses serviços. "Realmente parece promissora a oferta de serviços que gere comodidade às pessoas, dada a dinâmica da sociedade. A maioria das pessoas trabalha fora e tem pouco tempo para algumas atividades", observa. Segundo ela, a terceirização de serviços como costura e até a arrumação de armários segue o mesmo caminho.

Oportunidade

De acordo com um levantamento recente do Sebrae no Paraná, o ramo que sai na frente no número de negócios abertos é o de alimentação. "Mas também é o que tem o maior número de empresas fechadas", diz Rosângela. Para os empreendedores que gostaram da idéia de oferecer serviços na casa das pessoas, um alerta importante: não basta saber cozinhar. "O sucesso do negócio depende do perfil do empresário, experiência anterior e outros fatores. Também é preciso fazer a análise do investimento, pôr no papel o possível faturamento e os custos", orienta.

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